“Pessoal, estamos mudando o bandeiramento da região do Baixo Amazonas e Calha Norte para preto, o que significa lockdown para apenas essa região”, anunciou o governador do Pará, Helder Barbalho, na manhã desta sábado em sua página no Twitter.
A medida do governo paraense é por causa da identificação de dois casos da variante do coronavírus de Manaus na cidade de Santarém (PA), na divisa com Amazonas, onde a nova cepa – mais forte e de maior transmissão vem aumentando os novos casos de Covid-19 no estado.
A variante, que foi identificada primeiro em Manaus e se tornou predominante no estado amazonense, é apontada como responsável pela explosão da doença diante de um maior potencial de transmissibilidade.
“Foi identificada a presença da nova cepa do coronavírus nesta região, além disto o aumento da procura por leitos clínicos e de UTI para pacientes de covid nos trazem severas preocupações da capacidade do sistema de atender a todos. Por essa razão, estaremos mudando o bandeiramento para preto, lockdown. Isso é necessário para salvar a vida da nossa população e evitar a proliferação do vírus e consequentemente que o problema se agrave, o que pode levar a óbito vários paraenses”, disse.
Covid-19 no estado
A Secretaria de Saúde do estado do Pará informou que 40 novas mortes foram registradas hoje. Dessas 40, 11 foram cadastradas hoje e ocorreram nos últimos sete dias.
Os outros 29 óbitos correspondem a subnotificações em outros dias. O estado confirmou 1.519 novos casos, acumulando o total de 328.800 casos de covid-19 desde o início da pandemia. O Pará registrou 7.618 mortes causadas pela covid-19 até o momento.


