
A campanha de vacinação do público de 12 a 17 anos será intensificada em 17 municípios da Região Metropolitana de Manaus e em Maués, após a confirmação de seis casos de Covid-19 pela variante Delta (VOC-B.1.617.2) no Amazonas.
O objetivo é aumentar a cobertura vacinal em 50% da população adolescente dessas cidades, a fim de diminuir os impactos da nova linhagem do vírus. O monitoramento começou a ser intensificado em Maués (a 276 milhas de Manaus), nesta sexta-feira (19), com o envio de uma equipe da Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP).
O município registrou uma nova variante em dois residentes testados e técnicos do órgão foram deslocados para realizar ações de controle, tais como investigação epidemiológica, rastreamento de casos e testagem. A diretora presidente em exercício da FVS-RCP, Tatyana Amorim, afirmou que o foco da intensificação será nas áreas onde os casos da variante Delta foram identificados, em Manaus e em Maués.
“Vamos disponibilizar 50% das vacinas para uma população que reside no entorno de Manaus e no entorno de Maués para intensificar a vacinação desse público na faixa-etária de 12 a 17 anos, que é suscetível, não tem a proteção da vacina e diminuir os impactos da possível entrada dessa variante no entorno ”, disse ela.
Vigilância – A FVS-RCP notificou, na quarta-feira (18), ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) do Ministério da Saúde (MS), o alerta com a confirmação de seis casos de Covid-19 pela variante Delta.
Tratam-se de seis casos confirmados, sendo quatro de pessoas residentes em Manaus e dois residentes não no município de Maués. As pessoas que testaram positivo relataram terem viajado aos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro ou terem tido contato com parentes que estiveram dois estados estados


