Portal Você Online

Paralimpíadas Escolares: amazonenses embarcam neste sábado para São Paulo

Na última etapa regional, o Amazonas conquistou 50 medalhas e dois recordes escolares.

A delegação amazonense que representará o estado na etapa nacional das Paralimpíadas Escolares 2023 começa a embarcar, neste sábado (25/11), para São Paulo, local da competição.

Este é considerado o maior evento esportivo para crianças, adolescentes e jovens com deficiência, em idade escolar, do mundo e vai receber 51 representantes do Amazonas, sendo 31 alunos paratletas da rede estadual, que disputarão medalhas em cinco modalidades esportivas, entre os dias 27 de novembro e 2 de dezembro.

Esta competição, que acontece em São Paulo, representa o encerramento de um ciclo de vitórias do paradesporto escolar amazonense, no ano de 2023, que começou na 1ª Paralimpíadas Escolares do Amazonas (Parajeas), com organização da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar.

Com os resultados alcançados no Parajeas, os paratletas classificados disputaram, em Brasília, as seletivas regionais, contra outros nove estados do Brasil. Agora, seguem para a fase final, que reunirá todas unidades federativas do país, além do Distrito Federal, na capital paulista.

A delegação amazonense esteve, nesta sexta-feira (24/11), em reunião de ajustes finais na sede da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, com a presença da secretária de Educação, Kuka Chaves.

O Amazonas vem de recordes em sua última participação nas Paralimpíadas Escolares 2023, na etapa regional em Brasília. Com 50 medalhas conquistadas e a quebra de dois recordes escolares, o estado teve seu melhor resultado em todas as participações. Nesta fase nacional, os paratletas amazonenses disputarão medalhas no atletismo, natação, badminton, tênis de mesa e halterofilismo.

Presença especial

Referência para os paratletas que ainda estão em idade escolar, também esteve na reunião o paratleta Lucas dos Santos, medalha de ouro nos Jogos Parapan-Americanos 2023, na modalidade de halterofilismo.

Lucas, que hoje tem 22 anos e cursa o Ensino Superior em Educação Física, foi descoberto com 14 anos pelo professor da rede estadual de ensino, Getúlio Oliveira. O medalhista era aluno da Escola Estadual (EE) Antônio da Encarnação Filho, na zona oeste da capital.

E são histórias como a do Lucas dos Santos que fazem o potencial esportivo dessas competições também se tornarem importantes ferramentas de construção do cidadão, segundo a secretária executiva adjunta da juventude e desporto escolar, da Secretaria de Educação, Amanda Silotti.

Últimos preparativos

Os sentimentos que antecedem a participação em mais um campeonato nacional seguem aflorados entre os paratletas da delegação amazonense. Estreante no paradesporto escolar neste ano de 2023, o aluno João Mateus, 16, da EE Profº Jorge Karam Neto, falou sobre seus objetivos na competição em São Paulo.

“Representar o Amazonas é uma honra muito grande para mim”. Finalizou João, que compete no atletismo, na prova dos 400 metros.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *