Os leitos de UTI foram confirmados secretário de Saúde, Marcellus Campêlo nesta terça-feira que pontuou a necessacidade de regionalizar a sáude.
Cinco municípios do Amazonas – Parintins, Tefé, Tabatinga, Itacoatiara e Manacapuru devem receber nos próximos meses, leitos de Unidades de Terapia Intensiva. Não há, até o momento, atendimento de média e alta complexibilidade no interior do Estado.
A informação foi repassada pelo secretário de Estado da Saúde, Marcellus Campêlo, em reunião na tarde desta terça-feira com o deputado estadual Tony Medeiros (PSD), que vinha defendendo a expansão dos leitos de UTI para o interior do Amazonas. https://portalvoce.com/regionalizacao-da-saude-comeca-por-parintins-que-recebe-nova-remessa-de-vacinas/
A primeira cidade a ser contemplado por essa expansão, que leva o nome de projeto ‘Saúde nas Calhas’, será Parintins, município que tinha Tony como vice-prefeito e que recentemente adquiriu dez leitos de UTI. Itacoatiara, Manacapuru, Tabatinga e Tefé devem ser as outras cidades contempladas.
A Secretaria de Estado da Saúde estima que cerca de 1 milhão de moradores do interior procurem a capital anualmente em busca de tratamento. “Essas pessoas as vezes vem pra Manaus sem ter dinheiro para comer, sem ter onde ficar, e fica difícil até voltar. Com os leitos no interior essas pessoas vão poder ter um tratamento digno perto de suas famílias e com melhores condições”, destacou o deputado, ressaltando também que a hemodiálise também será levada para os municípios contemplados no projeto.