Termina nesta sexta-feira (1), o prazo para que artistas visuais de Parintins (distante 369 quilômetros de Manaus) se inscrevam no concurso do edital Mural Bumbódromo 2024.
A arte selecionada vai ocupar a fachada do centro cultural, localizado na Ilha Tupinambarana. Além de ganhar notoriedade, o trabalho selecionado servirá de referência para criação da marca oficial do 57º Festival Folclórico de Parintins. As inscrições são gratuitas, exclusivamente aos artistas parintinenses, e estão disponíveis no Portal da Cultura (cultura.am.gov.br).
Esta é a primeira edição do concurso, realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, em parceria com a Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC). O resultado será divulgado no dia 8 de março, no portal e nas redes sociais (@culturadoam).
O Bumbódromo, conhecido como o palco da disputa entre os bois Caprichoso e Garantido, traz na fachada, desde 2022, a obra “Vitória da Cultura Popular”, dos artistas parintinenses, Kemerson Freitas e Alziney Pereira, os “Curumiz”. No ano passado, a arte produzida com a técnica do grafite tornou-se a marca oficial da 56ª edição do festival, sendo um dos cenários mais requisitados pelos visitantes que embarcaram na Ilha Tupinambarana. Visibilidade ampliada para a arte que transcende à cultura popular e aos seus criadores.
Entre as critérios que vão pesar na decisão da curadoria, estão elencados no edital: Comunicabilidade (identidade entre o evento e seus elementos); Criatividade (inovação conceitual, técnica e aspectos estéticos); Originalidade (desvinculação das identidades existentes); Aplicabilidade (possibilidade de aplicação em diversas mídias).
Segundo o secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, o concurso Mural Bumbódromo 2024, dá continuidade ao sucesso dos últimos anos e, mais que isso, abre mais portas aos artistas locais.
Mais informações, no edital disponível no Portal da Cultura, onde também se encontra o formulário de inscrição.
Fotos: Arquivo / Secretaria de Cultura e Economia Criativa