
Os deputados da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) falaram sobre a necessidade de buscar o desenvolvimento econômico, por meio da Zona Franca e a preservação da Floresta Amazônica, além da segurança, saneamento básico, transporte, saúde e educação no aniversário de 354 anos de aniversário de Manaus.
O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Roberto Cidade (União Brasil), enalteceu a cidade. “Sou cidadão de Manaus e a essa cidade devo tudo. Minha família, meus filhos, minha trajetória profissional. Neste dia comemorativo, só tenho a agradecer pelo povo acolhedor, batalhador e que sempre me abraçou. Trabalhar por Manaus e pelo Amazonas tem sido meu compromisso e orgulho diários. Que Deus abençoe nossa capital e a nossa gente”, declarou.
O deputado estadual Adjuto Afonso (União Brasil) acredita que o maior desafio enfrentado atualmente pela cidade é a segurança.
“Tem que ter em conjunto: prefeitura com a guarda municipal, o estado com a polícia civil e polícia militar, fazer uma integração para melhorar a segurança na cidade de Manaus. Outro fator é o saneamento. Manaus é uma cidade que não tem, cresceu desordenadamente, e nesses bairros mais longes, certamente existe muita dificuldade com relação a saneamento, além do transporte urbano, que é deficitário e não serve à população. Nós somos uma cidade com mais de 2 milhões de habitantes e não temos sequer um transporte rápido. como BRT”, lembra.
Dizendo-se esperançoso que daqui a 50 anos Manaus tenha um transporte eficiente e, em grande parte, saneamento básico, o deputado gostaria de dizer que Manaus é uma cidade sorriso como se dizia antigamente.
“Tenho muito amor por Manaus e tenho certeza de que daqui a 50 anos teremos uma cidade bem melhor para se viver, para se morar, com segurança, educação melhor para nossas crianças. Essa é a minha expectativa, a minha esperança e o que eu desejo a Manaus”, disse Adjuto.
Na visão da deputada Mayra Dias (Avante) os desafios enfrentados são complexos, mas não intransponíveis. “É importante destacar que a cidade também possui um histórico de conquistas que enchem de orgulho seus habitantes. O crescimento desordenado e o rápido aumento populacional na capital do Amazonas têm impactado a qualidade de vida da população, refletindo em questões como a violência, a infraestrutura precária e o tráfego caótico”, pondera.
A deputada acrescenta que esses desafios são agravados pelas mudanças climáticas, que afetam a estabilidade dos recursos hídricos, resultando em variações nos níveis dos rios e contribuindo para o aumento de incêndios na região metropolitana, inclusive em áreas urbanas.
“O poder público tem se esforçado para enfrentar essas questões, e na Assembleia Legislativa do Amazonas estamos empenhados em contribuir com iniciativas legislativas e solicitações que possam trazer benefícios significativos para a população de Manaus”, afirmou Mayra.
“Com as mudanças corriqueiras do mundo, a capital vai seguindo e evoluindo no que for necessário para o benefício da população. Um dos maiores desafios é progredir ambientalmente, buscando ser uma cidade mais sustentável para a população e para os animais”, afirma a deputada Joana Darc (União Brasil).
A deputada lista ainda obstáculos, como a violência urbana, principalmente com as mulheres. “Desejo uma cidade segura, uma cidade que ofereça o melhor atendimento na saúde, com o maior índice de educação do Brasil, e quem sabe do mundo, e a capital da consciência do amor e cuidado pela fauna e flora do nosso Amazonas. Mas, para isso, precisamos de uma geração mais consciente de que a educação é a chave para a transformação da nossa cidade”, destaca a deputada.
Planejamento
O deputado Dr. George Lins (União Brasil) defende a adoção de mais ideias criativas e planejamento que abram novos horizontes de desenvolvimento e crescimento econômico e social em benefício do seu povo.
“Mais respeito ao Código de Postura da cidade; uma nova política de urbanização com o objetivo de desafogar o trânsito e reorganizar o Centro Histórico, dando segurança e dinamismo ao comércio e promovendo cultura e turismo; fortes investimentos em educação e saúde, incluindo, evidentemente, o saneamento básico. Mais investimentos em programas habitacionais destinados a famílias em situação de vulnerabilidade social, famílias que, em função das secas e cheias sazonais dos nossos rios, são obrigadas a viver em áreas de alto risco, à mercê do fenômeno das ‘terras caídas’ e de outros acidentes consequentes da crise climática. São partes de um elenco de sugestões que temos em busca de uma Manaus verdadeiramente pujante, bem desenvolvida”, enumerou o parlamentar.
“Manaus é uma cidade de um povo caloroso, aguerrido, com uma culinária que a todos encanta e de belezas inigualáveis. Nestes 354 anos, reforço meu amor por esta cidade e pelo seu povo. Sou manauara com muito orgulho e estou aqui para lutar por esta terra e pela nossa gente. Parabéns, Manaus!”, disse Lins.
O deputado Cabo Maciel (PL) afirma que os manauaras são guerreiros e acolhedores, que merecem todas as conquistas que têm alcançado.
“No entanto, ainda existem desafios que travam ainda mais o seu desenvolvimento, como a mobilidade urbana e a luta pela defesa da Zona Franca. Para isso, precisamos nos unir para buscar mais políticas públicas que favoreçam esses setores”, acredita.
Para o futuro, o deputado entende que a cidade tem tudo para ser a capital mais próspera, apesar dos desafios climáticos enfrentados nos últimos tempos. “Creio que a conscientização seja o caminho para uma cidade mais desenvolvida e preparada para os fenômenos da natureza. Espero que,num futuro bem próximo, possamos ter pessoas comprometidas com o direito à qualidade de vida da população”, declara.
Para o deputado Comandante Dan (Podemos), Manaus é uma cidade-estado e assim precisa de políticas públicas à altura.
“Creio que o grande desafio é criar um pensamento estratégico que veja as diferentes áreas de maneira integrada, relacionando os programas sociais e a economia sustentável à segurança e à ordem pública. Também precisamos pensar fora da caixa. Velhas respostas não solucionam novas demandas”, avaliou.
Sobre como vê Manaus daqui a 50 anos, o parlamentar disse que isso depende do caminho percorrido e das escolhas que serão feitas.
Ainda sobre seu amor pela cidade, declarou. “Manaus recebeu meu pai e todos da minha família. Aqui estudamos, crescemos, alcançamos mobilidade social. Tenho uma gratidão imensa, que se traduz por amor a Manaus. Quero retribuir ainda mais as dádivas que recebi”, concluiu o parlamentar.