Para discutir as problemáticas da Amazônia, acontece na manhã desta quinta-feira (25), às 9h, no plenário Ruy Araújo, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), a 2ª Reunião Ampliada do Colegiado de Deputadas e Deputados do Parlamento Amazônico.
As pautas serão voltadas especificamente ao Amazonas, mas também sobre a questão da criação da rota ligada ao Oceano Pacífico, encurtando a distância à América do Norte, por meio do Manta-Manaus como alternativa ao canal do Panamá aos insumos da Zona Franca de Manaus (ZFM).
O Parlamento Amazônico tem como presidente, o deputado Laerte Gomes (PSD), representante de Rondônia, e vice-presidente, o deputado Sinésio Campos (PT/AM).
Pelo Amazonas também fazem parte, os parlamentares Adjuto Afonso (União Brasil), como secretário de Relações Internacionais; Thiago Abrahim (União Brasil) secretário da Juventude; João Luiz (Republicanos), secretário de Minas e Energia e Wilker Barreto (Cidadania), diretor da Suframa no Parlamento Amazônico.
Parlamento Amazônico
O Parlamento Amazônico é uma entidade não governamental, sem fins lucrativos, com mais de 20 anos de existência. A entidade reúne 270 deputados estaduais oriundos dos nove estados que compõem a região da Amazônia Legal: Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.