Portal Você Online

Pazuello chega com mais de 132 mil doses da vacina de Oxford

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, desembarcou no final da noite de ontem (23) no Aeroporto Internacional de Manaus acompanhando o primeiro lote de 132.500 doses da vacina de Oxford. Ele foi recebido pelo governador do Amazonas, Wilson Lima.

A chegada do ministro com a carga do imunizante da Oxford foi, às 23h30 (horário de Manaus), no voo AD9903, da empresa Azul. As vacinas seguiram direto para a sede da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), na Avenida Torquato Tapajós.

O ministro disse que ficará “o tempo que for necessário para comandar de perto as ações emergenciais de combate ao lado da equipe do Ministério da Saúde, no Amazonas”.

Um segundo lote com mais 44 mil doses da vacina está prevista para chegar na capital amazonense ainnda neste domingo (24).

“Esse é um lote de 132,5 mil e, nesse domingo, estaremos recebendo um outro de 44 mil. Com isso vamos vacinar todos os idosos acima de 60 anos de idade e todos os profissionais de saúde. Daqui essas vacinas serão enviadas até a (Fundação de) Vigilância em Saúde para que possamos fazer o registro e catalogar, e a partir de então começar a distribuição na capital e no interior”, informou o governador Wilson Lima.

Distribuição

De acordo com Ministério da Saúde, as 132.500 mil doses da vacina, serão distribuídas da seguinte forma: 100 mil para os idosos e 30 mil para os profissionais de saúde do Amazonas.

A expectativa é que sejam vacinados cerca de 27% dos profissionais que estão trabalhando na linha de frente no combate ao coronavírus nos hospitais do estado.  

Proposta dos governadores

O Amazonas uma cota extra de 5% do total das vacinas, após acordo entre 22 governadores e o Ministério da Saúde. Os governadores levaram em consideração 2 milhões de doses da vacina de Oxford/Astrazeneca que chegam ao Brasil nesta sexta-feira (22), e 4,8 milhões de doses da CoronaVac, da farmacêutica Sinovac, produzida no Brasil em parceria com o Instituto Butantan.

Então, o Amazonas ficará com 340 mil doses. No caso das primeiras 6 milhões de doses da CoronaVac, já distribuídas, o Amazonas ficou com 282.320, o que representa 4,71% do total — ou seja, o percentual agora seria um pouco maior.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *