Portal Você Online

Pazuello diz que vacinação contra a Covid-19 deve começar em fevereiro

Ministro afirmou que é necessário produzir mais doses e controlar a ansiedade e a angústia pelos próximos 45 ou 60 dias

Em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (16), o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse que ainda não há quantidade considerável de nenhum imunizante para iniciar a distribuição para a população brasileira. Apesar de já ter falado que a vacinação poderia iniciar ainda em dezembro, Pazuello voltou a afirmar que a data mais provável para o início da imunização é em fevereiro.

O Governo Federal já garantiu 300 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 por meio de acordos. Até agora, nenhum imunizante está registrado e licenciado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), etapa prévia obrigatória para que a vacinação possa ser realizada.

Ele disse que o Butantan e a Fiocruz apresentassem os documentos da fase 3 dos estudos em dezembro e solicitassem o registro ainda este mês, “nós teremos janeiro para análise da Anvisa e, possivelmente, em meados de fevereiro para frente nós estejamos com estas vacinas recebidas e registradas para iniciar o plano”.

No discurso de lançamento do Plano de Imunização, o ministro da Saúde reclamou da “pressão” pela apresentação do plano. “Temos um dos melhores programas de imunização do mundo. Somos os maiores produtores de vacina da América Latina. Não entendo o motivo dessa angústia”, frisou.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *