O ato, assinado pelo presidente Jair Bolsonaro, foi publicado em edição extra do “Diário Oficial da União” nesta terça-feira

O general da ativa do Exército Brasileiro e ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello foi nomeado, nesta terça-feira (1º), como secretário de Estudos Estratégicos da Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. A nomeação foi publicada no DOU (Diário Oficial da União) e é assinada pelo ministro-chefe da Casa Civil, Luiz Ramos.
Pazuello deve ser reconvocado pela CPI da Pandemia, responde a um procedimento disciplinar no Exército por ter participado de um protesto em apoio ao presidente sem ter solicitado autorização prévia. A tendência é de que ele receba uma punição de advertência.
Com o novo cargo, Pazuello ficará na pasta comandada pelo almirante Flávio Rocha, secretário de Assuntos Estratégicos. O posto fica no Palácio do Planalto.
Pazuello foi demitido do comando do Ministério da Saúde em março deste ano, após falhas na gestão da pandemia de covid-19, principalmente pelo ritmo lento na vacinação, e pressionado pelo bloco do centrão. Antes dele, ocuparam o posto os médicos Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich.