Proposta será levada ao Conselho de Secretários de Saúde dos estados hoje

O Ministério da Saúde anunciou que nesta quarta-feira (10) vai propor ao Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e ao Conselho Nacional de Secretarias Municipais (Conasems) para acelerar a vacinação em massa no Amazonas como forma de conter a nova variante do coronavírus.
Em nota no final da noite desta terça-feira (9), o MS afirmou que a medida não pode implicar na falta de imunizantes em outros estados.
O Ministério avalia “acelerar a aplicação de vacinas” no Amazonas para evitar a propagação da nova cepa do coronavírus identificada no estado. O ministério não citou números e disse que a ação depende da chegada de novas doses ao Brasil.
Situação crítica
O Amazonas apesar de decretos governamentais com medidas restritivas para conter a transmissão do vírus, inclusive de toque de recolher, teve 2.288 novos casos de Covid-19 registrados no boletim epidemiológico da Fundação de Vigilância, a FVS-AM, de ontem (9). O total de infectados é de 285.100 no estado.
Atualmente, 1.846 pacientes estão internados, sendo 1.149 em leitos clínicos (292 na rede privada e 857 na rede pública), 642 em UTI (290 na rede privada e 352 na rede pública) e 55 em sala vermelha – setor de assistência temporária para estabilização de pacientes críticos/graves para posterior encaminhamento.
Segundo o boletim da FVS-AM, foram confirmados 169 óbitos na terça-feira (9). O total chega a 9.285 dese o início da pandemia.