
O ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, será efetivado no cargo na próxima quarta-feira (16) pelo presidente Jair Bolsonaro. A posse está marcada para as 17h, no Palácio do Planalto.
General do Exército, Pazuello foi nomeado ministro interino em 3 de junho, embora já estivesse, na ocasião, ocupando o posto havia 20 dias, depois que o médico Nelson Teich — do qual era secretário-executivo — pediu demissão.
Desde então, o militar é o responsável pelas estratégias do governo federal de enfrentamento da pandemia da Covid-19. Os convites para a cerimônia de posse de Pazuello começaram a ser distribuídos a autoridades nesta segunda-feira (14).
Continuar militar – Eduardo Pazuello fica no Ministério da Saúde, mas não quer antecipar a ida para a reserva. Ele tem pouco mais de um ano de carreira militar ativa antes da aposentadoria. Permaneceria nos dois.
O Palácio do Planalto afirma que é questão de foro íntimo. Já aceitou a briga de escolher um ministro da Saúde que não é médico durante uma pandemia, e agora caminha para enfrentar a polêmica de ter um ministro militar que permanece nos quadros da ativa do Exército.