
Diante de diversos casos de abandono de cães e gatos em locais impróprios, a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Crimes contra o Meio Ambiente e Urbanismo (Dema), reforça o alerta à população sobre práticas relacionadas aos maus-tratos e sobre a necessidade de vigilância quanto à comercialização irregular de animais em canis clandestinos.
A delegada Juliana Viga, titular da Dema, informou que houve um aumento nas denúncias de crimes de maus-tratos, superando os registros de 2024, especialmente aqueles relacionados ao abandono e à criação irregular de animais. Segundo ela, a cada cinco denúncias recebidas, uma é referente ao abandono.
De acordo com a autoridade policial, as situações mais recorrentes envolvem o abandono de cães e gatos após a reprodução, seguida da rejeição dos filhotes. Na maioria dos casos, os animais são deixados em caixas ou sacos, abandonados em vias públicas, lixeiras viciadas, portas de residências ou terrenos baldios, muitas vezes sem qualquer chance de sobrevivência.
“Outro ponto de preocupação é o crescimento das denúncias de criação e comercialização irregular de animais em canis clandestinos. Após o recebimento das denúncias, verificamos se os responsáveis possuem Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) e se os animais são mantidos em condições adequadas”, detalhou Juliana Viga.
Com a confirmação das informações iniciais, a equipe policial segue ao local, acompanhada por peritos. Conforme a delegada, as principais irregularidades encontradas nesses estabelecimentos incluem ambientes insalubres, gaiolas estreitas que impedem a locomoção e a mistura de fezes com alimentos.
Canis clandestinos impactam não apenas o bem-estar animal, mas também a saúde pública. Doenças como a esporotricose, transmitida principalmente por gatos, podem se disseminar em locais sem cuidados sanitários adequados.
Denúncias
A PC-AM reforça a importância da participação da população no combate aos maus-tratos e a denúncias de locais impróprios onde são comercializados ou abandonados.
As denúncias podem ser realizadas pelos números (92) 3667-7741, disque-denúncia da Dema; 197 e (92) 3667-7575, da PC-AM; 181, da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).
O Boletim de Ocorrência (BO) pode ser registrado na delegacia mais próxima do fato, ou diretamente na sede da Dema, localizada na rua Paul Adam, Conjunto Shangrilá, bairro Parque Dez de Novembro, zona centro-sul.
O registro também pode ser feito pela Delegacia Virtual (Devir), no site: https://delegaciavirtual.sinesp.gov.br/portal/.


