Às vésperas da Sexta-Feira Santa, o governo do Amazonas promove uma edição especial do programa Peixe no Prato Solidário voltado para a data cristã no Jorge Teixeira, na Zona Leste de Manaus, com a distribuição de 25 mil tambaquis, uma espécie das mais nobres e apreciadas pelos amazonenses.
Esta é a segunda ação no bairro dentro da programação da Semana Santa, para garantir a refeição na mesa da população nesse período e alto consumo de peixe.
A entrega começou, às 7h da manhã quinta-feira (14), no Centro de Educação de Tempo Integral Cíntia Régia. Até hoje, o programa do governo estadual já distribuiu 80 toneladas de peixe em Manaus e nos municípios do interior do estado, nesta Semana Santa.
O Peixe no Prato faz parte do Programa de Assistência Familiar (PAF), que envolve vários órgãos estaduais sob a coordenação da Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS) e participação da Secretaria de Produção Rural (Sepror) e do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS).
“Isso também regula o preço do pescado, principalmente na Semana Santa. Hoje a gente tem um peixe com um valor bastante caro para aquela população mais carente. E a gente, com essa entrega, começa a nivelar o preço do pescado para aquele que mais precisa, que é o consumidor final”, destaca o secretário executivo de Pesca e Aquicultura da Sepror, Leocy Cutrim.
Interior
Além da capital amazonense, os moradores de Careiro da Várzea (a 25 Km de Manaus) também foram beneficiados com a distribuição de três toneladas de pescado, na última segunda-feira (11).
Ontem, quarta-feira (13), outras três toneladas foram distribuídas em Carauari – 788 km da capital amazonense.