Portal Você Online

‘Pelci’e’RespirAR’: Wilson Lima amplia oferta dos programas para estádios

O governador Wilson Lima anunciou, nesta sexta-feira (7), a ampliação do Programa Esporte e Lazer na Capital e Interior (Pelci) e do programa RespirAR para estádios de futebol de Manaus.

Para isso, o governador garantiu que os 383 trabalhadores dos projetos (205 do Pelci e 178 do RespirAR) estão com seus contratos renovados por mais dois anos.

Com a ampliação, os estádios Carlos Zamith (bairro Coroado, zona leste), Ismael Benigno (Colina, no bairro São Raimundo, zona oeste), Oswaldo Frota (bairro Cidade Nova, zona norte) e a Arena da Amazônia Vivaldo Lima serão núcleos de esporte e saúde para a população amazonense.

Na ocasião, o governador também anunciou o pagamento de patrocínio ao futebol profissional do Amazonas, masculino e feminino, no valor de R$ 7,5 milhões – o maior já concedido pelo Governo do Amazonas nos últimos anos.

Participaram da solenidade, no estádio da Colina, os deputados estaduais João Luiz; o presidente da Federação Amazonense de Futebol (FAF) e deputado estadual, Ednailson Rozenha; o presidente da Câmara Municipal de Manaus, vereador Caio André, além dos também vereadores Diego Afonso, Ivo Neto, Márcio Tavares, Professora Jaqueline e Luís Mitoso; os prefeitos de Rio Preto da Eva, Anderson Souza, que também preside a Associação Amazonense dos Prefeitos, e de Iranduba, Augusto Ferraz; e o secretário estadual de Desporto e Lazer, Jorge Oliveira.

Incentivando o esporte de base, serão oferecidas aulas gratuitas de futebol, e por meio do Projeto Formando Campeões, jiu-jitsu e Wrestling. Para combater o sedentarismo, o programa RespirAR levará treino funcional e aulas de ritmos.

Sendo o esporte uma ferramenta de inclusão social, a Arena da Amazônia será um núcleo exclusivo para Pessoas com Deficiência (PcD’s), onde as aulas serão adaptadas e com professores especializados.

Vagas

Serão destinadas 660 vagas para as modalidades de futebol, jiu-jitsu e wrestling. As atividades acontecerão de segunda-feira a sexta-feira, com turmas matutinas e vespertinas, para jovens de 8 a 17 anos.

Para as atividades de funcional e aulas de ritmos há disponibilidade de 120 vagas.

Matrículas

Os pais interessados em matricular seus filhos em uma das modalidades devem se dirigir a um dos estádios da capital.

Os atendimentos acontecerão de segunda-feira a sexta-feira, e os responsáveis devem estar com os seguintes documentos: cópia do RG e do CPF, declaração escolar, foto e comprovante de residência.

Segundo a Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), nos estádios da Colina, Zamith e Oswaldo Frota, as aulas já começam na segunda-feira (10).

Já na Arena da Amazônia, as inscrições para as turmas de PcDs começam na segunda, com as aulas previstas para agosto.

Pelci e RespirAR

Atualmente, o Pelci conta com mais de 35 núcleos na capital e seis polos no interior localizados nos municípios de Tabatinga, São Gabriel da Cachoeira, Humaitá, Codajás, Envira e Fonte Boa, somando mais de 10 mil atletas em todo o estado e já é considerado o maior projeto socioesportivo do Brasil.

Referência internacional, o programa RespirAR já realizou mais de 210 mil atendimentos.

O RespirAR oferece serviços gratuitos de fisioterapia e educação física, trata pessoas com sequelas da Covid-19 e pacientes com doenças traumato-ortopédicas.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *