O Governo do Amazonas informou que começou nesta terça-feira (3), o período de defeso do Tambaqui. O prazo termina no dia 31 de março de 2024. Durante seis meses a pesca do peixe é proibida.
De acordo com o governo, a medida visa a preservação, manutenção dos estoques e garantia de reprodução da principal espécie de pescado comercializado no Amazonas.
Segundo a Instrução Normativa 35, de 2005, do MMA (Ministério do Meio Ambiente), o período de defeso começou no dia 1º de outubro.
Em 2022, de acordo com dados da Colônia de Pescadores Z-12, no terminal pesqueiro de Manaus foram desembarcadas 357,7 toneladas de tambaqui pescado em ambiente natural como áreas com nível de proteção por parte do Poder Público.
De acordo com o gerente de Pesca da Sepror, engenheiro João Bosco Ferreir, a ação é uma tática de manejo para a administração sustentável não só da pesca, mas da atividade pesqueira como um todo.
“Durante seis meses as operações de extração, apreensão ou captura do tambaqui fica proibida. É uma tática de manejo para a administração sustentável não só da pesca, mas da atividade pesqueira como um todo. Tudo para garantir a reposição dos estoques ou o ganho de peso dos indivíduos, mantendo a conservação dos recursos naturais”, disse Bosco.