Portal Você Online

Pesquisa: 57% dos brasileiros dizem que condenações de Lula por Moro foram justas

Maioria (51%) também discorda do ministro do Supremo Tribunal Federal Edson Fachin por anular as sentenças e, segundo os entrevistados pelo Datafolha, “o ministro agiu mal”

Pesquisa Datafolha divulgada pelo jornal “Folha de S.Paulo” nesta segunda-feira (22) mostra que 57% dos brasileiros consideram justa a condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no caso do triplex do Guarujá. E 51% acham que o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), agiu mal ao anular essa e outras decisões envolvendo o petistaem da Operação Lava Jato.

O levantamento foi realizado com 2.023 brasileiros adultos, que possuem telefone celular, em todas as regiões e estados do país, entre os dias 15 e 16 de março. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Em 2017, o então juiz Sergio Moro condenou Lula a 9 anos e 6 meses de prisão no caso do triplex. A pena foi revista em 2018 para 12 anos e 1 mês na segunda instância. Em 2019, numa terceira instância, no Tribunal Superior de Justiça, cinco juízes reduziram a pena para 8 anos e 10 meses de reclusão. Depois, em 2019, o petista foi condenado no caso do sítio de Atibaia. Ele nega ter cometido crimes.

Os números da pesquisa:

  • 57% consideram justa a condenação de Lula no caso do triplex (era 54% em abril de 2018)
  • 38% consideram injusta a condenação de Lula no caso do triplex (era 40% em abril de 2018)
  • 5% não sabem responder (era 6% em abril de 2018)

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *