Modal/Futura: Bolsonaro aparece liderando com 50,5% dos votos válidos contra 49,5% de Lula

Pesquisa realizada pela Futura em parceria com o Banco Modal e divulgada no final da manhã de hoje (21) mostra o presidente Jair Bolsonaro (PL) liderando pela primeira vez neste segundo turno a corrida ao Palácio do Planalto. De acordo com a sondagem estimulada, Bolsonaro tem 50,5% dos votos válidos — ou seja excluindo brancos, nulos e indecisos — contra 49,5% de Lula.
Considerando a intenção de voto estimulada, o atual chefe do Executivo aparece com 46,9% contra 45,9% do petista. Votos brancos e nulos são 3,8%, enquanto os indecisos são 3,3%.
Na pesquisa de intenção espontânea, Bolsonaro tem 46,3% contra 45% de Lula.
O Banco Modal e a Futura ouviram 2.000 pessoas entre os dias 17 e 19 de outubro em todo o território nacional. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%. A sondagem foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR-08523/2022.
Na última quarta-feira (19, faltando 11 dias para o segundo turno, o Lula continuava na liderança da preferência do eleitor, mas a vantagem sobre o Bolsonaro já havia recuado de oito para cinco pontos percentuais, conforme dados da pesquisa Genial/Quaest.
Na pesquisa anterior, em 13 de outubro, o placar estava em 49% para o petista contra 41% do atual presidente. A margem de erro é de dois pontos percentuais para cima ou para baixo.
Votos totais
Desde a última pesquisa do mesmo instituto, na semana passada, Lula oscilou um ponto para baixo e Bolsonaro oscilou 0,4 para cima nos votos totais, incluindo brancos e nulos ou quem não soube responder.
- Bolsonaro (PL): 46,9% (alta de +0,4 ponto ante pesquisa anterior)
- Lula (PT): 45,9% (queda de -1 ponto)
- Não sabe, não respondeu ou indeciso: 3,3%
- Branco/nulo: 3,8%.
Espontânea
Quando os nomes dos candidatos não são apresentados e os entrevistados precisam responder por conta própria, os resultados foram:
- Bolsonaro: (PL): 46,3% (alta de +0,5 ponto)
- Lula (PT): 45,0% (queda de -1 ponto)
- Não sabe, não respondeu ou indeciso: 4,4%
- Branco/nulo: 4,2%.
A Futura Inteligência e Consultoria já foi multada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em R$ 80 mil por irregularidades em sondagem feita em agosto último. A consultoria afirmou tratar-se de um caso de “erro humano”.
Confira a pesquisa completa: