Portal Você Online

Pesquisa desenvolve fotômetro para monitorar qualidade da água no AM

Em Itacoatiara (distante a 176 quilômetros da capital), pesquisadores desenvolvem fotômetro para monitorar a qualidade da água para consumo e produção local das comunidades ribeirinhas. A pesquisa foi apoiada pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

O estudo, apoiado pelo Programa de Apoio à Interiorização em Pesquisa e Inovação Tecnológica no Amazonas (Painter), Edital n° 003/2020, ressaltou a importância do controle e do monitoramento constante da qualidade da água, especialmente a utilizada no abastecimento humano e na agricultura.

O coordenador da pesquisa e doutor em química, Valdomiro Lacerda Martins, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), explicou que a contaminação das águas ocorre devido a presença de poluentes despejados por microorganismos, toxinas produzidas por algas, decomposição de animais ou resíduos, como os nitratos e nitritos.

E, ainda, que em alguns casos o contágio pode acontecer até na água tratada, devido a falhas no processo de abastecimento ou pela presença de poluentes que possam não ser removidos pelo processo de tratamento convencional.

Entre os contaminantes, podem ser encontrados: bactérias, protozoários, fungos patogênicos, toxinas produzidas por algas ou por decomposição de animais ou resíduos (chorume), como os nitratos. Além de despejos industriais contendo uma diversidade de compostos químicos, como: fenóis, compostos clorados, hidrocarbonetos e outros.

O pesquisador destacou ainda a importância do apoio da Fapeam que foi essencial para a obtenção de um espectrofotômetro UV-VIS, reagentes, vidrarias essenciais e outros equipamentos. Além da operacionalização para análise química do ‘Grupo de Automação e Instrumentação Analítica e Quimiometria’, da Ufam.

Resultados

O projeto intitulado “Desenvolvimento de um fotômetro portátil para monitoramento da qualidade da água em comunidades ribeirinhas no município de Itacoatiara-AM” já foi finalizado.

O teste do instrumento foi realizado com corantes alimentícios das cores vermelho, verde e azul, para determinação das concentrações de nitrito, nitrato e ferro nas amostras de águas.

As amostras A e B são de duas comunidades rurais (Jamanã e São Sebastião) e a amostra C é da zona urbana de Itacoatiara (Conjunto Novo Horizonte).

Os limites de detecção para nitrito, nitrato e ferro utilizando do fotômetro portátil foram de 0,015; 0,009 e 0,04, respectivamente. As três amostras tiveram os seguintes resultados: amostra A – 0,066; 0,030 e 1,62 mg/L; amostra B – 0,061; 0,115 e 1,73 mg/L; amostra C – 0,047; 0,819 e 1,92 mg/L.

O fotômetro, que está pronto para a utilização, mas ainda se encontra na fase de protótipo, foi confeccionado utilizando o Sensor RGB TCS34725 e o desenvolvimento de um aplicativo para Android para obtenção do resultado por meio de conexão sem fio.

Interiorização

O Painter fomenta a interiorização de atividades de pesquisa aplicada e inovação tecnológica, por meio de indução em áreas estratégicas, especialmente a bioeconomia, para o desenvolvimento econômico, social e ambiental do Amazonas, com a finalidade de aplicação de seus resultados na resolutividade/minoração de problemas específicos dos municípios do interior do Estado.

Advertisement

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *