
O 13º salário é aguardado por muitos trabalhadores. As finalidades são diversas, afinal a expectativa com o pagamento dele é garantir no alívio do bolso do brasileiro. Uma renda extra que chega e já tem destino.
Uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em parceria com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) aponta que 36% dos brasileiros pretendem comprar presentes, 29% economizar e investir, 22% gastar nas comemorações de Natal ou Ano Novo e 21% pretende comprar produtos que tinham vontade.
Para muitos consumidores, a renda extra, garantida por lei trabalhista, é vista como uma oportunidade para organizar a vida financeira.
Ainda de acordo com a pesquisa, 17% dos entrevistados vão usar o dinheiro para pagar dívidas em atraso. No momento, o Brasil alcançou o recorde histórico de mais de 64 milhões de inadimplentes.
Período requer cuidados com golpitas
Seja qual for o destino a ser aplicado, o fato é que o período de fim de ano é o momento de ganhar uma grana extra garantida pelos direito trabalhistas e muitos aproveitam o momento para comprar.
Com isso, percebe-se um aumento de vendas e consumo de produtos nas lojas varejistas. Mas é preciso ficar atento quanto aos golpes, típicos da época que circula mais dinheiro na praça.
A Delegacia Especializada em Crimes Contra o Consumidor (Decon) alerta sobre os cuidados necessários e dá dicas para que a população não caia em golpes ou compre artigos impróprios para uso neste período.
Como destaca o delegado Eduardo Paixão.
Para evitar cair em golpes é importante que o cidadão tenha acesso ao Código de Defesa do Consumidor, estabelecimentos comerciais disponibilizam aos clientes.
Em caso, de compra no ambiente virtual é possível baixa-lo no site do Procon Amazonas. Uma forma da população ter ciência dos seus direitos e se prevenir de possíveis fraudes.
Caso, mesmo assim, aconteça de cair em um golpe o recomendado é formalizar uma denúncia.
Para registrar Boletim de Ocorrência, as vítimas devem comparecer à Delegacia Especializada em Crimes contra o Consumidor (Decon).
A unidade fica localizada na avenida Desembargador Felismino Soares, bairro Colônia Oliveira Machado, zona sul. Para que o caso seja solucionado é imprescindível registros do golpe para oficializar a denúncia.