Portal Você Online

Pesquisa Ibope 2º turno dá empate técnico em Manaus: David 52% vs Amazonino 48%

A última pesquisa realizada antes da eleição deste domingo (29) para prefeito de Manaus apresenta um crescimento de Amazonino Mendes (Podemos) em relação a seu adversário do Avante, David Almeida, que vinha mantendo a dianteira com folga nas pesquisas anterioes.

A pesquisa do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), encomandada pela Rede Amazônica e divulgada ontem (27), aponta um empate técnico entre Amazonino e David na reta final.

Amazonino conseguiu reduzir a vantagem de seu concorrente a quatro pontos dos votos válidos. Na pesquisa ele aparece com 48% e David com 52%. No último estudo do instituto na semana passado, ele tinha 32% contra 47% – os votos brancos e nulos eram 17% e não sabiam ou não responderam, 5%.

Numa comparação de todos os votos e não apenas os válidos, incluindo os brancos e nulos, a pesquisa do Ibope aponta:

  • David Almeida (Avante): 44%
  • Amazonino Mendes (Podemos): 40%
  • Branco/Nulo: 12%
  • Não sabem ou não responderam: 4%

O levantamento do Ibope foi realizado entre a última quarta (25) e sexta-feira (27) ouvindo 802 eleitores e registrada na Justiça Eleitoral sob o número AM‐1680/2020.

O nivel de confiança da pesquisa é de 95% – há uma probabilidade de 95% dos resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro, que é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos.

Saiba mais

Com relação as outras pesquisas realizadas esta semana pelos institutos Perspectiva Opinião e Mercado e DMP/Rede Tiradentes, Amazonino diminiu a diferença para David, que chegou a ser de até 14 ponto percentuais.

Na pesquisa DMP/Rede Tiradentes, divulgada ontem (27), o candidato do Podemos aparece com 46% e o do Avante com 54%. Já no levantamento da Perspectiva, de quinta-feira (26), Amazonino tinha 45% e David Almeida 55%, na frente do seu adversário.

Pesquisas são pesquisas e nem sempre acertam os prognósticos. Mas não se pode deixar de avaliar o súbito crescimento de Amazonino nos últimos cenários apresentados por elas.

Acontencimentos de útima hora podem alterar intenções de votos no eleitorado às vésperas do pleito. No meio da semana, um incidente durante debate na TV Norte/SBT expôs um David Almeida até então desconhecido dos eleitores. Nervoso, irritado e descontrolado, ele prometeu bater no coordenador de campanha de Amazonino, Marcos Martinelli.

A situação foi bastante explorada pelo Podemos no último dia do horário Eleitoral. David se defendeu explicando que o fato não passou de uma provocação e um fáctoide para desestabiliza-lo junto ao eleitorado.

Ontem, sexta-feira (27), David não compareceu ao último debate permitido pela Justiça Eleitoral na Rede Amazônica, deixando exposta a imagem do seu lugar vazio para milhares de telespectadores/eleitores.

Também cedeu preciosos 20 minutos na emissora afiliada a Rede Globo para seu adversário fechar a campanha eleitoral apresentando as suas propostas.

A 24 horas da decisão do segundo turno da eleição do prefeito de Manaus, a vitória que já era dada como certa e garantida pelo Avante, pode estar ameaçada e colocado o comitê de campanha do candidato em modo de alerta vermelho.

Do outro lado, as esperanças de Mendes foram renovadas e o Podemos recebeu uma injeção de ânimo e otimismo que, talvez, nem estivesse mais no radar da campanha.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *