
Pesquisa AtlasIntel revelou que mais da metade da população (57%) considera que a decisão de Alexandre de Moraes, do Supremo, contra a rede social X “ como motivação política”. Já 42%, disseram que a medida foi tomada por “motivação técnica” e outros 2% não souberam responder. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (4). O levantamento foi feito entre os dias 3 a 4 de setembro. Foram entrevistadas 1.617 pessoas via internet.
Moraes também determinou o congelamento das contas no Brasil da Starlink, empresa de telecomunicações de Musk, para fazer frente ao pagamento de multas da ordem de 18 milhões de reais impostas ao X pelo descumprimento de decisões judiciais de remoção de conteúdos e banimento de usuários acusados de disseminar notícias falsas.
Para 55,1% dos entrevistados pela AtlasIntel, essa decisão é abusiva, ao passo que 44% a entendem como justificada e 0,9% não souberam.
Os entrevistados pelo instituto também manifestaram discordância da decisão de Moraes de impor multa de 50 mil reais para os usuários que usassem VPN, um mecanismo que mascara a origem da conexão, para driblar a suspensão do X no Brasil, com 64,5% dizendo discordar da medida, 34,7% concordando com ela e 0,8% não sabendo.
O AtlasIntel também indagou sobre as avaliações de Moraes e Musk. No caso do ministro do STF, a maioria o avalia negativamente, 52%, contra 47% que têm uma avaliação positiva e 2% que não sabem.
Por outro lado, a maioria dos entrevistados tem uma avaliação positiva da imagem de Musk, 52,8%, contra 43,9% que o veem de forma negativa e 3,3% que não sabem.
Ainda, 50% dos entrevistados disseram não confiar no STF, ante 44% em pesquisa realizada em maio, ao passo que 47% manifestaram confiança na corte, ante 45%, e 4% não souberam, ante 12%.