Portal Você Online

Pesquisadores descobrem que coronavírus sobrevive por um mês

O coronavírus pode sobreviver por um mês em superfícies, incluindo notas, telas de telefones celulares e aço inoxidável, descobriram os pesquisadores da agência nacional de ciência da Austrália.

Segundo eles, o vírus pode sobreviver por até 28 dias. A pesquisa, realizada no Centro Australiano de Preparação para Doenças (ACDP) em Geelong, Victoria, descobriu que o vírus sobrevivia melhor em temperaturas mais frias.

Eles também descobriram que o vírus sobreviveu mais em superfícies lisas, como vidro e aço inoxidável, em comparação com superfícies como algodão.

Estudos recentes mostraram que o vírus é capaz de permanecer infeccioso em partículas transportadas pelo ar por mais de três horas. Ao longo de um mês, o vírus foi analisado e isolado novamente para determinar sua taxa de sobrevivência. SARS-CoV-2, o vírus que causa Covid-19, dura até 10 dias a mais do que a gripe em certas superfícies.

Outros experimentos foram realizados a 30 e 40 graus Celsius, com tempos de sobrevivência diminuindo com o aumento da temperatura. O estudo também foi realizado no escuro, para remover o efeito da luz ultravioleta, uma vez que as pesquisas demonstraram que a luz solar direta pode inativar rapidamente o vírus.

Essas descobertas mostram que o SARS-CoV-2, o vírus responsável pela Covid-19, pode permanecer infeccioso por períodos de tempo significativamente mais longos do que geralmente considerado possível. Os resultados foram publicados no Virology Journal.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *