
A Prefeitura de Manaus realizou pesquisa para verificar se as mudanças no trânsito nas avenidas Constantino Nery e Djalma Batista, na zona Centro-Sul da cidade, deram resultado satisfatórios e constatou que houve melhorias, segundo o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), que divulgou os resultados do levantamento.
O diretor de Engenharia do IMMU, Uarodi Guedes, destacou a redução no tempo de espera para cruzar os semáforos do cruzamento da Constantino Nery com a Avenida Pedro Teixeira e da Djalma Batista com a Pedro Teixeira. Outra melhoria significativa foi o fluxo de veículos na Constantino Nery em direção à Avenida Torquato Tapajós.
“Por meio do sistema Waze constatamos redução de lentidão média nas avenidas Constantino Nery, Djalma Batista e Pedro Teixeira. Com base nesses dados, podemos afirmar que, na Constantino Nery, o índice de lentidão antes das mudanças era superior a quatro quilômetros. A partir de 11 de fevereiro, com o retorno total das aulas, esse índice caiu para aproximadamente 2,8 quilômetros”, explicou Guedes.
O diretor também ressaltou outros benefícios alcançados com as alterações promovidas pela Prefeitura. “Verificamos melhorias no horário de término do pico da Constantino Nery, que antes se estendia até por volta das 20h15. Atualmente, a partir das 19h40, praticamente não há mais filas na via”, afirmou.
Em relação à avenida Pedro Teixeira, Guedes informou que o tamanho das filas e o tempo de viagem foram reduzidos em até 50%.
“Hoje, quem vem da Pedro Teixeira, do Dom Pedro, em direção à Constantino Nery e Djalma Batista, encontra um trânsito mais fluido e economiza tempo”, disse.
No dia 21 de janeiro, o IMMU implementou mudanças no trânsito, incluindo a criação de uma ligação direta entre as avenidas Constantino Nery e Torquato Tapajós, por meio de uma alça de acesso no cruzamento entre a Constantino Nery e a rua Loris Cordovil. Com essa alteração, o semáforo local passou a ser utilizado apenas por ônibus que atendem à Estação de Transferência 2 (Arena) e por motoristas que desejam acessar a rua Loris Cordovil.
Na Avenida Pedro Teixeira, o trecho entre as Avenidas Constantino Nery e Djalma Batista foi reorganizado para funcionar em sentido único. Já a rua da Indústria foi reestruturada para se tornar o principal acesso entre as avenidas Djalma Batista e Constantino Nery, no sentido oposto ao da Pedro Teixeira. Foram abertos canteiros centrais e instalados novos semáforos para agilizar o tráfego.