Portal Você Online

Pessoas em situação de rua começam a ser vacinadas em Manaus

É considerado parte desse grupo quem vive em pobreza extrema, sem vínculos familiares e que utiliza áreas públicas e degradadas como moradia e sustento

Estratégia para atender cerca de 700 pessoas desse grupo é vacinar nos abrigos provisórios, praças e outros locais de Manaus

A Prefeitura de Manaus começa a vacinar moradores de rua, nesta quinta-feira (27). Esse é o 16º grupo prioritário de imunização contra a Covid-19, conforme definição do Ministério da Saúde (MS). 

Cerca de aproximadamente 700 pessoas desse grupo serão vacinadas em abrigos provisórios, praças e outros locais da capital, onde equipes do Consultório na Rua e de vacinação, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), farão a imunização.

“É um público em alta vulnerabilidade social, exposto a múltiplos riscos à saúde e mais difícil de alcançar do que os demais”, destaca a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe.

De acordo com ela, o primeiro local a ser visitado pelas equipes da Semsa será o Serviço de Acolhimento Institucional Amine Daou Lindoso, da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), no centro de Manaus, onde devem ser atendidas cerca de 30 pessoas. Lá, a vacinação começa às 14h desta quinta-feira, (27), abrindo oficialmente a etapa de imunização dessas pessoas.

Para facilitar o registro nos sistemas oficiais de informação, o Núcleo de Saúde dos Grupos Especiais, da Semsa, vem realizando um levantamento desse público, junto aos abrigos e serviços de saúde, onde essas pessoas recebem acolhimento e assistência.

A relação inclui nome, data de nascimento e outras informações, quando disponíveis, como CPF e Cartão Nacional de Saúde (CNS), para que o Departamento de Tecnologia da Informação (DTI) faça o cadastro das pessoas no sistema “Imuniza Manaus” e após a vacinação, transmita os dados ao Ministério da Saúde.

Parte das pessoas relacionadas no levantamento já é atendida pelas equipes do Consultório na Rua, estratégia do Sistema Único de Saúde (SUS), criada para oferecer atenção integral à saúde para a população em situação de rua.

As equipes são multiprofissionais e o trabalho é feito de modo itinerante e, quando necessário, com o apoio das equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBS) da rede municipal.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *