
A Polícia Federal prendeu em flagrante um passageiro que transportava aproximadamente 1,5 kg de cocaína e 21 kg de maconha, durante uma operação no porto da cidade de Benjamim Constant, no Amazonas, na região de fronteira com a Colômbia e o Peru.
O preso disse que foi contratado e pago em dinheiro por um peruano para transportar as drogas até Manaus, que fica a mais de mil quilômetros de distância.
A cacaína estava escondida em canos de ferro e foi encontrada pelos cães policiais farejadores da Polícia Militar, que deram apoio na operação da PF. A maconha estava acondicionada em sacos plásticos em tabletes.
A PF tem reforçado as operações de fiscalização nas cidades fronteiriças, portão de entrada da cocaína e maconha no Brasil, principlamente nos portos. A mesma embarcação já havia sido fiscalizada em Tabatinga e nada havia sido encontrado, na ocasião.
Para a retirada da cocaína dos cilindros, foi necessário o trabalho de um serralheiro para cortar os tubos de ferro. O preso responderá pelo crime de tráfico de drogas (art. 33 da Lei nº 11.343/06), com pena de até 15 anos de reclusão, além de multa.