
Operação na Calha do Rio Solimões, próximo à cidade de São Paulo de Olivença (distante 1.235 km de Manaus), levou a apreensão de ouro e R$ 400 mil em dinheiro de garimpo ilegal na região pela Polícia Federal no Amazonas.
Após levantamento sobre a extração de ouro ilegais a PF realizou a operação e apreendeu a carga em duas embarcações e prendeu uma pessoa com 230 gramas dp mineral. Também foi encontrada a quantia em espécie dentro de um dos barcos.
Garimpo ilegal
A PF e o Ibama têm intensificado ações contra o garimpo ilegal na Amazônia. Somente neste mês, em um intervalo de três dias, a PF deflagrou duas operações visando desarticular e reprimir ações de garimpeiros.
Na operação Caribe Amazônico, deflagrada em 14 de fevereiro, as autoridades buscaram apreender materiais e destruir maquinários no rio Tapajós, nas proximidades da terra indígena Munduruku.
A ação dos garimpeiros no Tapajós provocou uma mudança na cor das águas no município paraense de Alter do Chão.
Três dias depois, em 17 de fevereiro, foi deflagrada a operação Illegal Mining, na qual a polícia desarticulou uma organização criminosa especializada na compra e venda de ouro proveniente de garimpos ilegais.