Agentes federais foram na Secretaria de Saúde e tem mandado de prisão contra a titular da pasta, Simone Papaiz. O governador Wilson Lima também é um dos alvos da operação que apura irregularidades na compra de respiradores para UTIs no Amazonas

A Polícia Federal está nas ruas de Manaus cumprindo mandados de busca, prisão e apreensão contra envolvidos na compra irregular de respiradores de ar durante a pandemia do coronavírus. Um dos mandados de prisão temporária é contra a secretária de Saúde do Amazonas, Simone Papaiz.
Os mandados, 20 de busca e apreensão e oito de prisão, foram expedidos pelo juiz Francisco Falcão Neto do Superior Tribunal de Justiça, que também autorizou o bloqueio de R$ 3 milhões das contas dos envolvidos acusados de lavagem de dinheiro, peculato e currupção contra o sistema financeiro.
Entre os investigados também estão o governador do Amazonas, Wilson Lima, que está em Brasília, mas teve a presença de agentes da PF na sua casa e na sede do governo hoje pela manhã. Ele é suspeito de envolvimento com empresários que venderam respiradores por preços superfaturados numa operação que rendeu R$ 500 mil de propina, que foram depositados em um conta no exterior, segundo a PF, em nome de um pessoa de fachada (laranja).
Prisão Temporária
Francisco Falcão autorizou a prisão temporária de: Simone Araujo de Oliveira Papaiz, secretária de saúde; João Paulo Marques dos Santos, ex-secretário de saúde; Perseverando da Trindade Garcia Filho, ex-secretário executivo adjunto de saúde; Alcineide Figueiredo Pinheiro, ex-gerente de compras da secretaria de saúde; Fábio José Antunes Passos; Cristiano da Silva Cordeiro; Luciane Zuffo Vargas de Andrade; Renata de Cássia Dias Mansur Silva
Investigação
As provas da materialidade e indícios de autoria, colhidos ao longo do inquérito policial, indicam que a fortes indícios da participação de servidores da Secretaria de Saúde, onde os agentes estiveram no início da manhã desta terça-feira (30).
A Polícia Federal pretende esclarecer sobre as possíveis ocorrências de crimes de falsidade, favorecimento em razão do cargo e lavagem de dinheiro, em relação a fatos que envolvem a subcontratação de uma empresa por uma outra terceira envolvida na compra de ventiladores, de propriedade de Fábio José Antunes Passos, que superfaturou o preço dos equipamentos e teria repassado a diferença do valor.
Nota do governo
O Governo do Amazonas informou por meio de nota que aguarda o desenrolar e informações mais detalhadas da operação que a Polícia Federal realiza em Manaus para, posteriormente, se pronunciar sobre a ação. Informa, ainda, que o governador Wilson Lima, que estava em Brasília para cumprir agenda de trabalho, está retornando para Manaus.
*matéria em atualização