Uma operação da Polícia Federal em Manaus e Tabatinga investiga o prefeito da cidade na fronteira com a Colômbia, Saul Bemerguy (MDB), que foi afastado por 90 dias de suas funções.
Ele é um dos alvos PF por fraudes na licitação na Educação do município, desvio de recursos públicos, peculato, corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro, junto com servidores e empresários do município, localizado a 1.106 quilômetros de Manaus.
A operação da PF cumpriu 18 mandados de busca e apreensão, além de 12 medidas cautelares de afastamento de cargos públicos, por 90 dias, bem como impedimento de frequentar repartições públicas, nas cidades de Tabatinga, Manaus e Benjamin Constant.
Segundo a PF, o prefeito de Tabatinga, secretários e funcionários do alto escalão da prefeitura da cidade realizaram licitações fraudulentas com um grupo de empresários locais, para a construção de escolas e creches municipais.
Há indícios de que Bemerguy escolhia as empresas vencedoras antes da licitação e, após receber valores do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), do governo federal, montava o procedimento licitatório para realização de obras municipais já inauguradas.
Ao final, ele pagava os empresários envolvidos nas fraudes, que posteriormente se apropriavam dos valores repassados e devolviam parte do lucro.
O prefeito disse que está à disposição dos orgãos de controle e de investigação para colaborar no que for necessário.