
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, estará em Manaus nesta terça-feira (17), na superintendência da Polícia Federal, inaugurar o início das atividades do Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia (CCPI).
A cerimônia acontece às 10h, na sede da Polícia Federal, na rua Jurema, n° 96, bairro Dom Pedro, Zona Centro-Oeste de Manaus. Além do ministro, o evento vai contar com a presença do diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, e outras autoridades.
Crimes transnacionais
O centro atuará como um espaço estratégico para a integração e cooperação entre as forças de segurança, com foco no enfrentamento aos crimes transnacionais na região amazônica.
O CCPI da Amazônia contará com a participação, além da Polícia Federal:
- Polícia Rodoviária Federal
- Secretaria Nacional de Segurança Pública
- Secretarias de Segurança Pública dos nove estados da Amazônia Legal brasileira
- Oficiais de ligação das polícias dos demais países que compartilham o bioma amazônico (Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname, Venezuela e França, devido ao seu território ultramarino, a Guiana Francesa).
- Representantes de organismos multilaterais de cooperação policial, como Interpol, Europol e Ameripol
O prédio do empreendimento tem salão de monitoramento, estrutura para mapeamento de investigação sensível, divisão de inteligência, divisão operacional, espaço para imprensa, sala de reunião, dentre outros.
Manaus no centro
A escolha estratégica por Manaus para sediar a estrutura do CCPI Amazônia deu-se por sua localização em meio a Floresta Amazônica, ponto central para o combate aos crimes ambientais.