Portal Você Online

PF prende hackers que invadiram sistemas do STF

Três mandados de prisão foram expedidos pelo ministro Alexandre de Moraes. Site da Corte foi alvo de tentativa de invasão em maio. Na ocasião, técnicos disseram que não foram acessadas informações sigilosas.

A Polícia Federal prendeu na manhã dessa terça-feira (8) três pessoas durante a Operação “LEET”, que visa desarticular uma organização criminosa envolvida em ataques cibernéticos ao Supremo Tribunal Federal. As ordens foram expedidas pelo ministro Alexandre de Moraes.

As ordens de prisão foram expedidas por determinação do ministro de Alexandre de Moraes. Os agentes da PF cumprem cinco mandados de busca e três de prisão temporária em Goiás, São Paulo, e Pernambuco.

Os mandados de prisão temporária são cumpridos nas cidades de São Francisco, Jaboatão dos Guararapes e Olinda, no estado de Pernambuco.

A tentativa de invasão aconteceu em maio e tirou o site do STF do ar. Na ocasião, os técnicos afirmaram que não foram acessadas informações sigilosas, nem houve sequestro do ambiente virtual, como ocorreu com o Superior Tribunal de Justiça (STJ) em 2020.

Segundo a PF, no curso das investigações foram identificados os endereços de onde partiram os ataques, bem como as pessoas que, de forma sistemática e organizada, praticaram os crimes apurados.

Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de invasão de dispositivo informático de uso alheio e associação criminosa – as penas podem chegar a cinco anos de prisão.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *