A Polícia Federal cumpriu mandados de prisão e busca e apreensão na manhã desta segunda-feira (10) pela 2ª fase da “Operação Nômade”, que investiga tráfico de drogas e lavagem de dinheiro por uma organização criminosa, em Manaus e no Rio de Janeiro.
Os mandados – dois de prisão preventiva, dois de prisão temporária e cinco de busca e apreensão – foram expedidos pela Justiça Estadual do Amazonas e ainda estão sendo cumpridos na capital amazonense e na cidade carioca.
Segundo o delegado da PF, Vitor Mota, o nome da operação é devido a constante mudança de endereços pelos criminosos, que atuam em vários estados da Federação.
Um dos suspeitos de elevado poder econômico foi preso no Rio de onde comandava a organização criminosa. Ele morava numa casa de alto padrão e tinha vários carros de caros luxo.
Dois mandados, cinco estão sendo cumpridos em Manaus – três de prisão preventiva e temporário e dois de prisão, que estão em andamento.
A investigação da PF teve a colaboração da Secretaria de Administração Penitenciária do Amazonas (SEAP), para chegar ao suspeito da facção morando no Rio. O investigado possui histórico de atuação em outras organizações e registros de antecedentes criminais.
Os investigados vão responder por organização criminosa, tráfico de drogas e lavagem de dinheiro, cujas penas , somadas, podem ultrapassar os 20 anos de prisão.