Suspeitos tinham o cadastro no aplicativo Caixa Tem em nome de terceiros e acessavam o dinheiro no lugar dos selecionados.
A Polícia Federal realiza em Manaus a “Operação Sevandija” nesta terça-feira (6) contra o desvio de dinheiro destinado a beneficiários cadastrados para receber o auxílio emergencial. Agentes da PF cumprem quatro mandados de busca e apreensão.
Segundo a PF, os suspeitos tinham o cadastro no aplicativo Caixa Tem em nome de terceiros e acessavam o dinheiro no lugar dos selecionados. Com a disposição dos valores nas contas sociais, os membros da organização pagam boletos e fazem transferência bancárias para acessar os recursos desviados.
Durante a operação, um investigado foi preso em flagrante por tráfico. Os agentes encontraram com ele grande quantidade de maconha.
Os indiciados poderão responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de pertencimento a organização criminosa e furto qualificado mediante fraude. Se condenados, poderão cumprir pena de até 16 (dezesseis) anos de reclusão.
Sevandija – O nome da Operação, Sevandija faz alusão ao ser que tira proveito de outro; que vive à custa alheia, causando-lhe danos.
Novos pagamentos
O pagamento da nova rodada do Auxílio Emergencial é feito diretamente em conta poupança digital da Caixa, que pode ser movimentada pelo aplicativo Caixa Tem – os saques ainda não foram liberados e os recursos não podem ser retirados nas agências. Também não é possível se cadastrar para receber o benefício.