A direção da Polícia Federal decidiu nesta quinta-feira substituir o superintendente do Amazonas, o delegado Alexandre Saraiva, que acabou de enviar ao Supremo Tribunal Federal (STF) um pedido de investigação contra o ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles.
Segundo fontes da PF, Saraiva só enviou esse pedido de investigação após ter sido informado sobre sua saída do cargo. Apesar de ter um bom trânsito com Bolsonaro, que já tentou indicar Saraiva para comandar a Superintendência da PF no Rio de Janeiro, o delegado entrou em rota de conflito com o ministro do Meio Ambiente nos últimos dias.
No ofício enviado ontem ao STF, Saraiva apontava que Salles atuou para obstruir uma investigação que apreendeu madeira ilegal.
O nome que deve substituir Saraiva no Amazonas é o delegado Leandro Almada, que já atua na região. Anteriormente, ele cuidou do inquérito sobre a obstrução da investigação do homicídio da vereadora Marielle Franco e confirmou que houve uma trama para dificultar essa investigação.