Procuradoria Geral da República quer um aumento do toque de recolher e sugere um lockdown como medidas necessárias para conter a segunda onda da pandemia de coronvírus no estado

O governador do Amazonas, Wilson Lima deverá anunciar novas medidas restritivas para o estado atendendo alerta emitido hoje pela Procuradoria Geral da República, que deu um prazo de até amanhã, às 18h, para o governo estadual se manifestar sobre isso, sob pena de sofrer sanções civis e criminais.
O últimato da PGR foi anunciado por meio de comunicado na tarde desta sexta-feira (22), preocupada com os últimos acontecimentos no estado envolvendo a falta de oxigênio, leitos e alta taxa de letalidade da Covid-19.
A PGR quer um isolamento mais severo porque entende que as medidas adotadas até o momento não tem surtido efeito e a pandemia continua avançando no Amazonas com o surgimento de novos casos de coronavírus diariamente.
Para a Procuradoria da República um total “isolamento total sanitário seria mais eficaz”, se possível aumento do horário do toque de recolher e até um lockdown.
Wilson Lima disse para a jornalista Renata Agostini da rede CNN que já tem algumas medidas na mesa para serem adotadas nas próximas horas. Disse que tem conversado com lideranças para medir o tamanho das medidas.
Ele está avaliando um lockdown em todas as fábricas do parque industrial de Manaus deixando apenas as linhas de produção de produtos alimentícios. O comércio permaneceria fechado ao longo de todo o dia, atendendo somente por delivery.
A decisão do governador dever sair nas proximas horas. A PGR diz ainda que a taxa de mortes cresceu 154% nos últimos dias, segundo a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM).
O descumprimento poderá ter como desdobramento providências cabíveis penais.
1 Comentários