/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2025/W/h/kSkRmzRgOBsPqH7wQFZQ/gettyimages-2215555987.jpg)
Líder do campeonato da F1, Oscar Piastri largará da pole position pela terceira vez em 2025. Mais rápido da classificação do GP da Emilia-Romagna deste sábado (17), o australiano anotou 1m14s670 em sua volta para desbancar Max Verstappen e Lando Norris. Em um dia marcado por duas batidas fortes e surpresas no Circuito Enzo e Dino Ferrari em Imola, Gabriel Bortoleto classificou-se em 14º.
Piastri chega a três poles na carreira, repetindo o feito alcançado na China e no Bahrein – em ambas, o australiano ganhou a corrida. A McLaren, que também lidera o Mundial de construtores, será representada na posição de honra do grid pela quinta vez em 2025.
A classificação foi marcada por dois fortes acidentes: o primeiro, de Yuki Tsunoda, cujo carro capotou e chegou perto de atingir a grade que divide o circuito e a arquibancada. O segundo foi do estreante da Alpine, Franco Colapinto, que bateu na Tamburello; a bandeira vermelha acionada por ele ainda ajudou Bortoleto a avançar ao Q2.
Depois da classificação, Colapinto perdeu uma posição no grid por ir à faixa rápida nos boxes antes de a direção de prova ter definido um tempo de reinício de sessão após batida de Tsunoda. Com isso, o piloto argentino vai largar em 16º.
Bortoleto, que seguia em 17º no segmento inicial, só avançou a 15º em sua tentativa final. Com a melhora de Bearman, subindo de 19º para 15º, o brasileiro entrou na zona de eliminação; mas, a volta do inglês foi concluída sob a bandeira vermelha acionada por Colapinto e, por essa razão, foi excluída. Com isso, Gabriel assegurou sua terceira ida ao Q2 nesta temporada, embora não tenha ido além.
Depois das batidas no segmento de abertura, o Q2 foi marcado por uma série de resultados inesperados: Sainz fez a melhor volta; Gasly pôs a Alpine pela quarta vez no Q3 e a Aston Martin de Fernando Alonso e Lance Stroll avançou ao top 10 com os dois juntos, pela primeira vez em 2025. Tudo isso, porém, às custas de Andrea Kimi Antonelli, Lewis Hamilton e Charles Leclerc, eliminados.
A largada do GP da Emilia-Romagna será neste domingo (18) às 10h da manhã (horário de Brasília).


