
O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) anunciou nesta sexta-feira (23), que irá suspender a greve de pilotos e comissários de bordo durante o fim de semana de Natal.
De acordo com a entidade, a interrupção será para que a categoria vote de forma virtual a nova proposta apresentada pelas empresas até às 12h30 do domingo (25), e os integrantes do sindicato possam ter tempo para se informar e fazer uma escolha consciente.
Parte dos tripulantes cruzam os braços por duas horas diariamente desde segunda-feira, sempre das 6h às 8h, para reivindicar aumento real dos salários e melhores condições de descanso.
Por conta da greve, a orientação dos aeroportos é que os passageiros entrem em contato com as companhias aéreas para confirmar o status dos voos.
Na sexta-feira (23) o SNA rejeitou a proposta de renovação do Tribunal Superior do Trabalho (TST). O sindicato dos aeronautas anunciou que a categoria votou em maioria (59,25%) contra a proposta de renovação da Convenção Coletiva de Trabalho 2022/23, feita pelo TST. Favoráveis foram 40,02%.
A proposta incluía a renovação da convenção coletiva na íntegra, reajuste de 100% do índice inflacionário dos últimos 12 meses, o que significa 5,97% nos salários fixos e variáveis, além do acréscimo de 1% de aumento real.
Fonte: Agência Brasil