Droga foi localizada dentro de uma embacação em Iranduba, a 27 km da capital, e foi a avaliada pela polícia em R$ 103 milhões

Uma operação conjunta entre a Polícia Militar do Amazonas e a Polícia Federal (PF), resultou na apreensão de 2,1 toneladas de drogas – cocaína e maconha do tipo skunk -, na última terça-feira (17), em Iranduba (27 km de Manaus), avaliada pela polícia em R$ 103 milhões.
A investigação para chegar a droga foi realizada pelas equipes de inteligência da PM e PF. Os policiais interceptaram o carregamernto antes que ele fosse distribuído. Foram apreendidos 1.120 quilos de cocaína, 988,8 quilos de maconha do tipo skunk e a embarcação onde os entorpecentes foram localizados.
De acordo com informações da Polícia Militar do Amazonas, o carregamento seria distribuído para o estado do Pará e, de lá, seguiria para outros estados brasileiros e para o exterior.
“Através do trabalho em conjunto da Polícia Militar, da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) e da PF, realizamos a abordagem na comunidade do Catalão, onde encontramos essa grande quantidade de drogas”, explicou o subcomandante-geral da PM, coronel Thiago Balbi. AM.
O coronel também mencionou operações recentes da PM, como a apreensão de 45 quilos de drogas no município de Tefé, e reforçou o compromisso da corporação no combate ao crime organizado, retirando de circulação armas e entorpecentes.
“Esse ano já estamos chegando a mais de 33 toneladas de drogas apreendidas. Esse trabalho visa sempre desestabilizar o crime organizado e levar segurança à sociedade”, destacou o secretário de Segurança Pública, coronel PM Vinícius Almeida.
Além disto, o secretário ressaltou que o estado do Amazonas está há 36 horas sem registros de homicídios, um reflexo da eficiência das operações coordenadas entre as inteligências das forças de segurança.
O delegado da Polícia Federal, Sávio Pinzon, reforçou o trabalho da inteligência, na apreensão da quantidade de droga. “A apreensão de hoje decorre também de investigação de informações de inteligência que a Polícia Federal detinha e a partir dessas informações através da força integrada de combate ao crime organizado no Amazonas” finalizou, o delegado.
Denúncia
A Polícia Militar do Amazonas orienta a população que informe imediatamente ao tomar conhecimento de qualquer ação criminosa, por meio do disque denúncia 181 ou pelo 190. A identidade do denunciante será mantida em sigilo.