A ação foi feita por policias 5° BPM em parceria com agentes da Hórus na cidade de Coari.
Policiais militares do 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM) em parceria com agentes da Operação Hórus / Vigia prenderam o traficante e ‘pirata de rio’ Edinei Souza de Souza, após cumprimento de Mandado de Prisão em aberto, em sua residência no bairro União na cidade de Coari (a 363 quilômetros da capital).
A prisão do traficante aconteceu na última sexta-feira (21) e segundo as autoridades, Edinei é irmão dos traficantes Domingos Souza de Araújo – conhecido no mundo do crime por “Dominguinhos” e Marquês Souza de Araújo – o “Seu Marcos” , piratas de Rio que atuam nos Rios Piteira e Copeá nos limites dos Municípios de Coari, Tefé e Maraã.
Segundo o Tenente Coronel Pedro Moreira, Comandante do 5° BPM/Coari na última terça feira (18), o irmão de Edinei Souza – o “Seu Marcos” participou de intensa troca de tiros com militares da Base Arpão quando os agentes foram verificar denúncias de atividades ilícitas de pirataria de rio no Copeá, nas proximidades das Comunidades Vila Fernandes e Santa Maria do Poção. Na ocasião, o traficante conseguiu fugir na mata de igapó.
Porém, seu cunhado, conhecido por “Euli Fernandes”, foi ferido e morto na troca de tiros e os policiais militares apreenderam três pistolas, muitas munições e cartuchos, além de um bote com motor 40hp usado pela quadrilha como apoio. https://portalvoce.com/pirata-morre-em-confronto-com-agentes-da-base-arpao-em-coari/
Edinei, teve sua prisão decretada, após ele e seus irmãos terem sido reconhecidos por uma das vítimas que foi roubada e torturada pela quadrilha, por terem o confundido como “mula do tráfico” (pequeno traficante).
Envolvimento com Gambiarra – O Tenente Coronel Pedro Moreira, Comandante do 5° BPM/Coari disse que a Polícia Militar já estava no encalce do traficante que juntamente com os irmãos, faziam parte da quadrilha de Wuegercirley Lopes Peres, o “Gambiarra” preso em Manaus com armas como fuzis, pistolas e farta munição – mas que atualmente optaram por formar sua própria quadrilha nos rios Piteira e Copeá onde teriam fortalecido a quadrilha contratando outros piratas como “Palhache”, “Coca”, ” Jaiminho”, ” Neynha”, “Elcinho” e “Romário” – ainda não capturados pela polícia.
A polícia disponibiliza telefones para denúncias e não é preciso se identificar – pelos números: 190 (DD97) e (97) 99182-4473 Linha Direta e Fale com o Comandante do °BPM/COARI – (97) 99176-0597