
A Prefeitura de Manaus instituiu o grupo de trabalho que será responsável por organizar o novo concurso da Semseg (Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social), cujo edital está previsto para ser lançado em março, com vagas para guardas municipais. A medida consta em decreto assinado pelo prefeito David Almeida e publicado no DOM (Diário Oficial do Município).
O grupo, composto por servidores da Semseg e da Semad (Secretaria Municipal de Administração e Gestão), vai promover todos os “atos e diligências necessárias à realização do concurso”. O grupo terá prazo de seis meses, contados a partir de janeiro, prorrogáveis de acordo com a necessidade do órgão.
O concurso deverá ofertar centenas de vagas para a Guarda Municipal de Manaus, que atualmente tem 435 agentes armados. Em janeiro, o prefeito anunciou que o edital estava previsto para ser lançado no próximo mês.
“Assinei o cronograma do concurso público, com lançamento do edital no mês de março, oferecendo mais de 590 vagas. Em 2028, teremos mais de mil homens e mulheres armados na Guarda Municipal, contribuindo de forma concreta para a segurança pública da nossa cidade”, disse David.
De acordo com o decreto, a Semseg deverá fornecer todas as informações necessárias para a realização do certame, incluindo cargos, número de vagas existentes e futuras projeções, e a Semad vai, entre outras atividades, analisar as propostas apresentadas por instituição organizadora de concurso.
Em dezembro, David sancionou a Lei nº 3.579, de 10 de dezembro de 2025, que permitiu a convocação de novos guardas municipais e a realização do novo concurso público. A lei criou 800 novos cargos efetivos de Técnico Municipal I/Guarda Municipal, elevando o quadro da corporação para 1.100 vagas.


