Portal Você Online

PMs são presos em lancha da SSP-AM acusados de assaltar e extorquir garimpeiros

Um grupo de policiais militares do Amazonas em lanchas da Secretaria Executiva Adjunta de Inteligância da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-AM), foram presos por colegas, na madrugada deste sábado (9), no município de Maraã, a 640 km de Manaus. Eles são suspeitos de assaltar e extorquir garimpeiros em vários municípios naquela região.

Quatro policiais e um suspeito, que estavam em duas lanchas com o símbolo da SSP-AM, foram levados de barco para Tefé, a 192 km de distância, e permanecem na 5ª Delegacia Regional da Polícia Civil, onde permanecerão à disposição da Justiça.

Moradores de Marrã desconfiaram da movimentação das duas lanchas SSP-AM e comunicaram a PM local. Policiais militares do 3º Grupamento da PM (3º GPM), abordaram os suspeitos e confirmaram que a atividade na área era ilegal.

Segundo o comandante do 3º GPM, sargento Salviano, os policiais apresentaram uma ordem de serviço falsa procurando justificar a presença na região.

“A gente pegou eles aqui. A população avistou as lanchas da SSP com eles todos fardados. Resolvemos abordar. Eles estavam todos armados. São eles que assaltavam os garimpos, tomavam ouro. Eles são assaltantes esses PMs”, disse um policial militar que participou da operação (ouça o áudio).

Saiba mais

As lanchas rápidas, com motores de 300 HP, são usadas em missões pelo setor de inteligência da SSP-AM e Secretaria de Operações contra o tráfico de drogas e outras atividades ilegais no estado.

Elas embarcações de assalto têm capacidade para transportar até 15 policiais equipados e armamento em longos percursos nos rios da região.

Investigação

A polícia vai investigar se o grupo está envolvido nos muitos assaltos realizados nos garimpos de Jutaí, Fonte Boa e Japura, naquela região do Alto Amazonas.

Segundo as primeiras informações sobre a prisão, eles teriam participado de muitos crimes que podem ter sido registrados como de grupos de piratas de rio.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *