A polícia civil amazonense apresentou na manhã desta segunda-feira (21) 130 kg de cocaína pura apreendidos em uma embarcação, no município de Iranduba, na região metropolitana de Manaus.
A apreensão foi realizada na madrugada de domingo (21). Três suspeitos foram presos em flagrante: Davi Curico de Oliveira, de 20 anos, Deuzimar Macedo Almeida, 30, Johnatas Scharff da Silva, 30 e Simião Aguano Sangana, 27.
A droga chegou até Iranduba pela rota do Rio Solimões, principal via de escoamento do tráfico, que entra no país pela fronteira com a Colombia. Depois de passar pela cidade amazonense de Tabatinga (1.110 km distante de Manaus), que faz divisa seca com a cidade colombiana de Letícia, a cocaína é distribuída para o Brasil e outros países da Europa.
Desde o início do ano, que operações como a “Hórus”, com a participação do Departamento de Investigação de Narcoticos (Denarc) e grupo FERA da Polícia Civil, estão integradas ao “Programa Vigia” do governo federal que conta ainda com a participação da Polícia Federal, Grupo Estadual de Fronteiras, Polícia Militar do Amazonas e Forças Armadas atuando em conjunto nessa rota.
Nos ultimos meses foram apreendidas grandes quantidades de maconha e cocaína em aviões e embarcações nos municípios amazonenses de Apuí, Coari, Manacapuru e Iranduba, esses dois últimos nas proximidades de Manaus.
O Programa Vigia tem investido em equipamentos de comunicação, rastreamento e de inteligência para combater o tráfico de drogas no Amazonas e dado pesadas baixas no tráfico na região.