Portal Você Online

Polícia apreende 2 toneladas de cocaína e maconha no Amazonas

Agentes do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (D.R.C.O) e do Grupo FERA da Polícia Civil do Amazonas apreenderam duas toneladas de drogas, armamento pesado de uso das Forças Armadas como fuzis, munição de grosso calibre e granadas, além de lanchas rápidas usadas no transporte da maconha e cocaína.

A operação começou no último domingo (7) e foi concluída nesta sexta-feira (12) com o apoio da Polícia Federal e da Delegacia Fluvial. A droga e armamento capturado foi apresentado na tarde de hoje na base do D. R. C. O, na Avenida Brasil, Compensa, na Zona Oeste de Manaus.

A rota utilizada pelos traficantes foi alternativa a do Rio Solimões, por onde a droga costuma entrar pela região da tríplice fronteira do Brasil com o Peru e a Colômbia, que tem a cidade de Tabatinga, a 1.100 km de Manaus, como principal acesso do tráfico internacional no país.

Desta vez os traficantes usaram a rota do Rio Negro onde a operação ocorreu, na comunidade de Cuieras e em uma ilha nas proximidades do município de Novo Airão (115 quilômetros, na Região Metropolitana de Manaus).Veja o vídeo:

Segundo o diretor do D.R.C.O, delegado Rafael Allemand, as investigações têm dois meses, após informações sobre a movimentação dos traficantes no município de Santa Isabel do Rio Negro (630 km de Manaus).

“Fizemos o levantamento das informações e constatamos se tratar de cerca de 8 pessoas. No domingo (7), efetuamos diligências e localizamos um sítio no Rio Negro, onde encontramos, inicialmente, cerca de 100 quilos de cocaína, dois fuzis, uma pistola e um revólver; cinco artefatos explosivos e diversas munições de calibres distintos”, informou o delegado.

Nesta sexta-feira os policiais cumpriram mandados de prisão e de busca e apreensão. A droga estava escondida no meio da floresta escondidas dentro de árvores (assista o vídeo). Quatro homens – dois deles colombianos – foram presos, além das duas toneladas de drogas.

Desde o início dessa gestão, em um ano e oito meses, o D.R.C.O já aprendeu 13,5 toneladas de drogas, 65 armas de fogo, 60 veículos e uma quantia de R$ 3,7 milhões.

A polícia amazonense tem atuado com uma força-tarefa em operações como a Hórus e o programa de vigilância de fronteiras V.I.G.I.A, com apoio da Base Arpão da Secretaria de Segurança do Amazonas, baseada no Rio Solimões, no município de Coari.

Em 2020, foram mais de 19 toneladas de drogas apreendidas no Amazonas, o maior volume já registrado na história.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *