Três pessoas foram presas agora a pouco por tráfico de drogas em embarcações na Orla de Manaus. A droga seria comercializada no 54º Festival Folclórico de Parintins
Três homens foram presos, nesta segunda-feira (24) com 50 quilos de maconha, do tipo skunk, em duas embarcações, na Orla de Manaus. Segundo a polícia, a droga tinha como destino a ilha de Parintins, onde abasteceria as bocas de fumo e os consumidores durante o festival, que acontece neste final de semana.
A apreensão aconteceu numa ação coordenada pelo Departamento de Investigação sobre Narcóticos (Denarc) e contaram com a ajuda de um cão farejador da Receita Federal.
Em uma das embarcações, as equipes prenderam, em flagrante, Erenilton da Silva Cardenes, 31; Thiago da Silva Santos, 19 e Vanderson Benchimol da Silva de 23 anos, responsáveis pela guarda de 11 tabletes de maconha encontrados em duas bolsas. Em outra, havia 39 tabletes do mesmo tipo de entorpecente.
De acordo com o delegado Paulo Mavignier, coordenador do Denarc, a primeira embarcação vinha do município de Tefé e a outra, do município de Japurá, respectivamente. Conforme ele, o trabalho faz parte da operação “Parintins 2019”, já que droga apreendida seria distribuída em Parintins durante a realização do 54º Festival Folclórico.
“Foi uma investigação que durou aproximadamente 30 dias e hoje, numa ação policial com o apoio da agente canino da Receita Federal, conseguimos abordar duas embarcações. Conseguimos fazer a apreensão desse material totalizando 50 quilos de droga, é uma carga que possivelmente seria deslocada para o município de Parintins já para abastecer o festival”.
Segundo o delegado, na primeira embarcação, onde os três homens foram presos, as drogas foram encontradas em armários suspensos próximo a área de máquinas. Já no segundo, os entorpecentes estavam no convés espalhadas em meio aos passageiros.
“Os três tripulantes possivelmente negociaram com narcotraficantes ali na região de Tefé e Coari, eles estavam responsáveis pela logística até Manaus. Com certeza, havia outra equipe responsável por levar essa droga até Parintins. Na segunda embarcação, nós não encontramos os responsáveis pelo entorpecente, mas isso será apurado ao longo do curso do inquérito policial”, destacou o delegado Paulo Mavignier.
“O Denarc tem contado em todas as duas ações com o apoio da Receita Federal que tem um cão operacional que tem facilitado muito na quantidade de abordagem em embarcações. O cão tem uma velocidade extraordinária. A gente consegue fazer as varreduras em tempo recorde”, destacou ainda, sobre a ação do agente canino Odin da Receita Federal.
Flagrante
Erenilton, Thiago e Vanderson foram autuados em flagrante por tráfico de drogas e associação para o tráfico. Ao término dos procedimentos no Denarc, o trio será levado para Audiência de Custódia no Fórum Ministro Henoch da Silva Reis, no bairro São Francisco, Zona Sul de Manaus.