Portal Você Online

Polícia procura ‘novo líder’ da FDN no Amazonas


Alan Barbosa Rolim, começou no crime vendendo trouxinhas de cocaína na Compensa. Além dele,  
outro alvo é uma liderança que está preso no Compaj

Foto: Polícia Civil

Os alvos de prisão são pessoas envolvidas diretamente com atividades de uma facção criminosa que atua no estado e com ligação direta aos assassinatos de 55 presos dentro de cadeias de Manaus, em maio deste ano.

As buscas e prisões estão sendo realizadas com o apoio da Polícia Civil em vários pontos da capital.   São cumpridos três mandados de prisão e sete de busca e apreensão na capital. 

No Amazonas, os mandados são todos ligados a membros da organização criminosa Família do Norte, considerada a terceira maior facção do Brasil.

Segundo a polícia, os alvos são Alan Barbosa Rolim, apontado como o novo líder da facção, agindo fora do sistema prisional; Anderson Barbosa Rolim, irmão de Alan – também foragido e Márcio José Lopes Carneiro, o “Márcio Doido”, tido como o líder da facção dentro do sistema fechado.

Quem é Alan Barbosa Rolim  apontado como líder da faccção criminosa 

Alan Barbosa Rolim, foi preso há 11 anos suspeito de comandar uma boca de fumo. Os mandados de busca de hoje estão sendo cumpridos em residências de pessoas ligadas aos três envolvidos.

A prisão de Alan envolvendo esta boca de fumo aconteceu no ano de 2008. Na ocasião, o homem foi pego durante mais uma ação realizada pelo Comando de Policiamento de Área (CPA), na Zona Oeste. Ele foi apreendido com 12 trouxinhas de pasta base de cocaína e acabou sendo autuado por tráfico de drogas. Segundo o Ministério Público do Amazonas (MPAM), Alan é apontado como novo líder da facção – que liderou o massacre em presídios de Manaus em maio deste ano – agindo fora do sistema prisional.

Outro alvo do MPAM, é Márcio José Lopes Carneiro, mais conhecido como “Márcio Doido”. O homem era apontado como um dos “xerifes” do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj). De acordo com o Ministério Público, ele é o novo líder da facção dentro do sistema prisional. O envolvido chegou a ser preso em 2012 durante a Operação Rede Marginal, que combatia o tráfico de drogas na capital.

O último alvo de prisão é irmão de Alan, identificado como Anderson Barbosa Rolim, também envolvido com as atividades de tráfico e venda de entorpecentes da facção.

Operação

A Operação Asfixia, também cumpre sete mandados de busca e apreensão na casa de pessoas ligadas aos acusados.

A  polícia cumpriu mandado em uma residência no bairro da Compensa, Zona Oeste de Manaus.

“Os alvos são líderes da facção aqui do lado de fora dos presídios. Outro alvo é uma liderança que ficou dentro do sistema”.


disse o promotor de Justiça Flávio Mota

Além do Amazonas, as diligências desta quinta-feira estão sendo realizadas simultaneamente nos estados do Acre, Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Mato Grosso do Sul, Pernambuco e Rio de Janeiro. Com auxílio de forças policiais, os Gaecos de cada um desses estados cumprem mandados de prisão e de busca e apreensão contra integrantes de grupos criminosos.

Advertisement

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *