O projeto de implantação de novos sistemas de radiocomunicação já está funcionando em Iranduba e beneficiará, nas próximas etapas, os municípios de Coari, Santo Antônio do Içá, São Gabriel da Cachoeira, Tabatinga e Tefé.

Das sete cidades do Amazonas contempladas com novo sistema de radiocomunicação, chegou a vez de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus) receber os novos equipamentos para ampliação e modernização do sistema de rádio da polícia. A medida é um investimento em parceria entre o governo do Amazonas e o Governo Federal.
Em Parintins, o projeto já está em fase de implantação e deve ser concluído em outubro. Para o comandante do 11° Batalhão da Polícia Militar em Parintins, tenente-coronel Corrêa Junior, o novo investimento vai melhorar as condições de atendimento de ocorrências e o alcance da rede de rádio.
O sistema proporcionará maior segurança aos servidores, uma vez que possui capacidade de cobertura e tráfego de dados, com posicionamento de localização geográfica e gravação de áudio. A expectativa é alcançar regiões hoje sem comunicação, como a Vila Amazônia.
O sistema também possui criptografia fim a fim, o que impossibilita interferências externas e que os operadores sejam ouvidos pelos criminosos.
Projeto – A iniciativa é fruto da parceria entre a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) e o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio do Programa Nacional de Segurança nas Fronteiras e Divisas (Vigia) e da Operação “Hórus”.
Com um investimento total de R$ 13 milhões, o projeto de implantação de novos sistemas de radiocomunicação já está funcionando em Iranduba e beneficiará, nas próximas etapas, os municípios de Coari, Parintins, Santo Antônio do Içá, São Gabriel da Cachoeira, Tabatinga e Tefé.
De acordo com o secretário titular da SSP-AM, coronel Louismar Bonates, o projeto promoverá uma melhor dinâmica e agilidade para os agentes de segurança, combatendo a entrada de armas, munições e drogas em território nacional. Ele destaca ainda os esforços da pasta na garantia da segurança pública no interior.