
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informou que a conclusão de obra da nova ponte sobre o rio Autaz-Mirim, no km 25 da BR-319, foi adiada para o primeiro trimestre de 2026 – entre janeiro e março. A antiga ponte desabou em 2022.
De acordo com o superintendente do DNIT no Amazonas, Orlando Fanaia Machado, a obra precisou passar por um novo planejamento estrutural devido às condições do terreno e ao comprometimento das antigas fundações. Ele explica que não havia possibilidade de reaproveitamento da base anterior, o que exigiu a elaboração de um projeto mais robusto.
“Foi necessário executar novas bases com escavações mais profundas para colocação das estacas, que formam a base da nova ponte. Essa etapa exige precisão técnica e é determinante para garantir a segurança do tráfego de veículos pesados na nova estrutura”, disse em nota.
O DNIT informou ainda que a nova ponte será maior e mais resistente que a anterior. O projeto passou por redimensionamento, ampliando elementos estruturais desde a fundação até o comprimento total. A nova travessia terá 210 metros, aproximadamente 60 metros a mais que a estrutura antiga.


