
O Ponto de Cultura do Sol inicia um ano inteiro de atividades culturais gratuitas em Manaus. O Instituto Sol vêm atendendo centenas de pessoas da comunidade local com projetos sociais, culturais e de economia solidária há mais de 6 anos. As inscrições começaram nesta segunda-feira (5) e irão até o dia 15, na sede da instituição, localizada no bairro Dom Pedro I em frente ao PROSAMIM do Alvorada 1 ou pelo WhatsApp (92) 98137-6921.
Com foco na arte como ferramenta de inclusão social, educação e fortalecimento comunitário, o Ponto de Cultura do Sol oferecerá uma programação contínua que integra música, capoeira, audiovisual, sustentabilidade e educação ambiental. Entre as ações estão aulas de violão, Escola de Rock, percussão com oficinas de confecção de bio instrumentos, rodas de capoeira, além de cineclube comunitário com debates e produções audiovisuais.
As oficinas de percussão e bio instrumentos integram música e consciência ambiental, utilizando materiais recicláveis e orgânicos. As aulas de capoeira valorizam a cultura afro-brasileira, o movimento e a convivência, enquanto a Escola de Rock estimula a criatividade, a expressão juvenil e o trabalho coletivo. Já as aulas de violão promovem iniciação musical e desenvolvimento artístico.
Para o coordenador do projeto, Alexandre Victor, a Política Nacional da Cultura Viva com esse fomento para os pontos de cultura reafirma a cultura como um direito e um instrumento estratégico de transformação social. “O Ponto de Cultura do Sol nasce para gerar oportunidades e garantir acesso gratuito e contínuo à cultura, promovendo dignidade, cidadania e desenvolvimento da comunidade“.
O Projeto Ponto de Cultura do Sol, foi contemplado pelo EDITAL Nº 03/2025 – Pontos de Cultura, com recursos do Fundo Estadual de Cultura, por meio da Política Nacional de Cultura Viva e Aldir Blanc do Ministério da Cultura e Governo Federal, realizado pelo Conselho Estadual de Cultura, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e Governo do Estado do Amazonas, e será desenvolvido durante todo o ano de 2026 com atividades regulares.


