O PPGI/Ufam já possui mais de 400 mestres formados pelo Programa e agora chega à marca de 100 doutores formados

O Programa de Pós-Graduação em Informática da UFAM (PPGI/UFAM), com 24 anos de existência e referência nacional e internacional em excelência, com nota 6, em escala até 7, referendada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), órgão do MEC, responsável pela autorização e avaliação dos cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado chegou a marca histórica de formação de 100 doutores, pós-graduados pelo Programa pertencente a Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
Nesta segunda-feira (17), por meio de apresentação on-line, o aluno Hendrio Bragança, apresentou sua defesa de Tese de Doutorado com o tema “Estrutura unificada de série temporal para inteligência artificial explicável – Unified Time Series Framework for Explainable Artificial Intelligence”, tornando-se o 100º doutor do PPGI/Ufam.
Para o Coordenador em exercício do PPGI/Ufam, José Francisco de Magalhães Netto o dia é de festa para o Programa, fundado em 2001. “É um dia de festa para o PPGI/Ufam. Alcançamos hoje a marca de 100 teses de doutorado defendidas. Quando o programa foi fundado a meta era formar mestres e doutores de alto nível. Hoje eles estão espalhados pelo Brasil e pelo exterior trabalhando nas Indústrias de Softwares, atuando como pesquisadores em várias instituições, sendo professores em Universidades e Institutos e também criando empresas”, explicou o Coordenador.
O professor orientador da tese de Hendrio, Eduardo James Pereira Souto, destacou que o trabalho defendido representa um avanço significativo na área de Inteligência Artificial Explicável (XAI) e ainda falou sobre a honra de participar da formação do 100° formado pelo PPGI/Ufam.
“A formação do centésimo doutor simboliza não apenas o crescimento e a consolidação do nosso programa de pós-graduação, mas também o impacto que a pesquisa desenvolvida aqui tem na ciência e na sociedade. Cada defesa de tese representa anos de dedicação, desafios superados e contribuições científicas valiosas. Vale destacar que boa parte dos professores do PPGI são do Instituto de Computação (Icomp) da Ufam , que tem compromisso com a excelência acadêmica e está de portas abertas para estudantes de todo Brasil que queiram seguir a vida acadêmica e científica.” ressaltou o coordenador que também apontou a diversidade de alunos que passam pelo programa, muitos vindos de outros estados do Brasil, como é o caso do 100º doutor, Hendrio Bragança.
Após a defesa da Tese, Hendrio Luis de Souza Bragança, agora o 100° doutor formado pelo PPGI/Ufam, falou sobre o orgulho de se tornar doutor. “É um grande privilégio, porque eu estou a quase 10 anos no Icomp com projetos depois da minha graduação, acompanhei muitos dos formados de doutorados e de mestrados e agora eu acabo sendo o 100° doutor deste programa. Fico muito feliz de ter contribuído com o programa e em todo esse processo. O meu estudo pode ajudar a avançar um pouco em deixar modelos mais transparentes, mais confiáveis, de modo que possam ser utilizados em áreas que são críticas na sociedade, como saúde e a área criminal”, comentou o mais novo doutor.
Hendrio foi aprovado por unanimidade pela banca formada pelos Prof. Dr. Rodrigo de Melo Souza Veras – UFPI, Profa. Dra. Andrea Gomes Campos – UFOP, Profa. Dra. Natalia Castro Fernandes – UFF, Prof. Dr. Juan Gabriel Colonna – PPGI/UFAM.