O Cine Vagalume, cineclube itinerante que tem levado cinema e cultura para diversas comunidades de Manaus, realizará uma sessão especial nesta sexta-feira (27), no Quilombo São Benedito, localizado na rua Japurá, 1527, no bairro Praça 14, zona sul de Manaus.
O evento é uma oportunidade única de entretenimento e reflexão, contando com a exibição das Mostras Curuminzada e Parentada, que celebram e discutem questões de identidade e ancestralidade.
A sessão será realizada a partir das 18h30, com entrada gratuita, e marca o Dia de São Cosme e Damião, reforçando a importância da celebração cultural e da coletividade.
A idealizadora do projeto, Lívia Prestes ressalta a missão de democratização do cinema e da arte, “O Cine Vagalume tem como missão criar um ambiente de encontro e troca de experiências culturais.
A sessão no Quilombo São Benedito fortalece essa proposta, proporcionando à comunidade quilombola um espaço para vivenciar e se ver representada através da sétima arte”, acrescenta.
A mostra Curuminzada é voltada ao público infantil e traz uma seleção de filmes que abordam a infância e a cultura indígena, enquanto a mostra Parentada traz produções voltadas à juventude e ao público adulto, com temas como diversidade, resistência e memória.
Sobre o Cine Vagalume
O cineclube itinerante Cine Vagalume é uma iniciativa do audiovisual contemplada pelo edital cultural da Lei Paulo Gustavo 2023 na categoria de Cinema Itinerante e Cineclube
As sessões são gratuitas e abertas ao público, com o objetivo de fortalecer a conexão da comunidade com suas raízes culturais. Instituições sociais, escolas, espaços culturais entre outros que estiverem interessados em agendar uma exibição garantirem uma data para o Cine Vagalume podem entrar em contato pelo telefone (92) 99339-5551.
Mostra Curuminzada
- O Curupira (11:21′) – Direção: Humberto Avelar, narração: Matheus Nachtergaele (Rio de Janeiro-RJ)
- Pajerama (9:03′) – Roteiro e direção: Leonardo Cadaval (São Paulo-SP)
- Caminho dos Gigantes (11:52′) – Texto e direção: Alois di Leo (São Paulo-SP)
- A História do Grande Céu (9:10′) – Direção: Mathieu Navarro, Sylvain Noveau, Fraçois Pommier, Aurora Turbe, versão brasileira Bravo Estúdios (Paris-França)
- MANÚ Sonha com Onças (5:30’) – Direção: Daniel Og (Rio Filmes e Ginja Filmes, 2023)
Mostra Parentada (Classificação Livre)
- Mestres da Tradição na Terra do Guaraná (13:54′) – Direção: Ramom Morato (Maués-AM). Folguedos amazônicos: Tapiraiauára, a Cobra Grande, Boi Teimosinho e Gambá.
- Seiva Bruta (16:24′) – Direção: Fernanda Preto (Médio Juruá). Histórias das mulheres que habitam e resistem na região do Médio Juruá.
- Kamayurá (15:17′) – Trator Filmes, direção: Alex Miranda, com Anderson Silva no elenco.
- O Monstro Khápty (05:36’)- Direção coletiva de indígenas do grupo Vídeo nas Aldeias (dublado).